Faqueiros para compor a mesa: tradicionais e úteis no dia a dia do casal. O bom gosto é também revelado nos detalhes. Na arte de receber, cada detalhe revela um pouco do anfitrião. É o que analisou Alcyone de Godoy, coordenadora de vendas da loja Benedixt.
A variedade de materiais oferecidos pelas lojas é grande. Geralmente os conjuntos são feitos de aço inox, banhados de prata ou ouro, com cabo feito de osso, chifre, pedras, resina, madeira, plástico, acrílico, bambu e até emborrachado.
Índice
“As pessoas procuram expor sua personalidade através de todos os objetos que utilizam. Na montagem da casa nova não poderia ser diferente. Os detalhes do cabo, por exemplo, podem ser combinados com o aparelho de jantar que será utilizado, harmonizando o ambiente”, opinou Andréa Nolasco, coordenadora de marketing da Biagallo Presentes.
Na opinião do economista Odilon André Superti, da Gazola, a originalidade do talher deve estar ligada com a decoração e a pretensão do ambiente que se deseja decorar. “O requinte de um ambiente está na decoração composta por cristais e talheres, que são jóias da cutelaria”, afirmou.
Sugestões de modelos de talheres
O consultor de estilo e decoração do Grupo Santa Helena, Renato Bernardo, recomendou aos casais que escolham alguns talheres que combinem com um aparelho de jantar mais sofisticado e outros para o dia-a-dia, que pode ser um estilo mais despojado, não necessariamente um jogo completo. “Hoje em dia os talheres estão mais longelíneos, puxando para uma tendência mais oriental, com cabos em resinas que possibilitam uma infinidade de cores, texturas e designs”, falou.
Na hora de escolher o design que combina com sua personalidade e com a decoração da casa, a proprietária do site EZGift, Marise Leme, explicou que talheres grandes, espessos e mais imponentes combinam com mesas de jantar grandes, com muitos lugares, para se destacarem no amplo espaço. “Deve-se levar em conta o tipo de louça e a porcelana que serão utilizadas. Modelos mais arredondados, com gravações nos cabos, combinam com louças mais clássicas. Desenhos mais retos combinam com louças mais modernas. Há quem faça a mistura de estilos de maneira acertada, mas isso vai da sensibilidade de cada um na hora de colocar a mesa”, recomendou.
A loja Pinkish apostou no design diferenciado e utiliza fios de alumínio e contas de vidro em formatos, tamanhos e cores diversas para formar suas peças artesanais. A designer de interiores Clarisse Rittes, disse que o trabalho é feito sobre talheres em aço inox ou peças exclusivas com acabamento cromado.
Além de bonitos e funcionais, os talheres podem ser usados como peças de arte. Na opinião do designer de interiores Moreno, peças antigas podem ser utilizadas como objeto de desejo, expostas em quadros com moldura, formando uma caixa de vidro. “Colocar talheres antigos na parede pode ser novidade, principalmente aqueles que estão faltando peça e não completam o jogo. Basta escolher uma moldura moderna e elegante”, sugeriu.
Conservação dos talheres
Para conservar os talheres bonitos por mais tempo, Marise Leme, disse que deve-se evitar a lavagem em máquinas de lavar louças e recomendou uma limpeza manual para mantê-los brilhantes.
“É muito importante acondicioná-los em seus estojos com as divisórias sendo respeitadas ou até mesmo, planejar nos projetos de móveis, um local específico para guardar esses produtos. Indico a compra de saquinhos de veludo escuro para guardar o faqueiro individualmente”, indicou Renato Bernardo.
Cuidados de uso dos talheres finos
– Durante a lavagem, use apenas sabão ou detergente e uma esponja macia. Outros tipos de produtos, como palha de aço, poderão riscar ou prejudicar o brilho dos talheres;
– Enxague cada peça a fim de remover totalmente os resíduos químicos dos produtos de limpeza que, por serem abrasivos, podem atacar o inox manchando-os e até mesmo causando oxidação;
– Sempre que possível, use água quente, pois renova o brilho do talher;
– Após a lavagem, enxugue-os imediatamente. Caso contrário, as substâncias químicas contidas na água (cloro ou outras substâncias) poderão causar manchas inesperadas;
– Evite o contato das peças com superfícies quentes. Elas provocam a descoloração do produto e afloram a composição física do metal ferroso contida no inox (aço carbono) causando oxidação;
– Evite o atrito entre os talheres durante o processo de lavagem e no armazenamento para mantê-los sem riscos;
– Não guarde os talheres em locais úmidos, pois mesmo sendo inoxidáveis eles oxidam pois na liga metálica tem aço ferroso (aço carbono). E também pelo fato de que a umidade provoca manchas;
– Usando a máquina de lavar, se recomenda retirar os talheres logo que tenha terminado o ciclo “enxaguar”, a fim de que os mesmos sejam secados imediatamente e de forma manual.
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviços:
Benedixt
(11) 3081-5606 e 3086-0782
Biagallo Presentes
(11) 3673-3838 e 2221-5447
EZGift
(11) 3717-5625
Gazola
(54) 3218-6900
Moreno Interiores
(11) 4368-5713
Pinkish
(11) 3871-5214
Renato Bernardo
Consultor de estilo e decoração
Grupo Santa Helena
(11) 3089-7000
Tok&Stok
0800-7010161
WMF, by Zaha Hadid
Spicy
(11) 3083-4407