Política de Cookies
quarta-feira, junho 19, 2024
Mais
    InícioPlanejamento15 celebrações e rituais de casamento que você precisa conhecer

    15 celebrações e rituais de casamento que você precisa conhecer

    Escolher o tipo de celebração e os rituais que farão parte do casamento exige uma observação do perfil de cada um dos noivos como indivíduo e como casal. As crenças, a religião ou a ausência dela e o estilo de união devem pautar as escolhas que mais representam o casal.

    Os rituais e o estilo de celebração fazem parte da cerimônia de casamento e quem define a forma como ela será conduzida são os noivos. São diferentes opções de celebrações, rituais e cultos – religiosos ou não – que transformam a união em um momento único e inesquecível, reforçando os pensamentos, as tradições e culturas das famílias e do casal.

    As celebrações podem ser realizadas com ou sem a cerimônia religiosa, com ou sem efeito civil e incluir cânticos, leitura de trechos de livros ou salmos, passagens bíblicas e até contar a história do casal de forma personalizada, com a troca dos votos e das alianças.

    Celebrações e rituais de casamento

    A celebrante e juíza de paz Alessandra Toquetao, que trabalha há 24 anos na área e realiza em média seis casamentos por mês, contou que a Cerimônia de Areia é a mais pedida pelos casais, seguida pela Caixa de Memórias e a Cerimônia da Taça de Vinho.

    Segundo a juíza de paz, os padrinhos também podem participar dos rituais para representar as famílias que estão se unindo.

    “As minhas cerimônias são personalizadas, eu conto a história do casal. A celebração pode ser descontraída ou tradicional, conforme os noivos escolherem. Após a troca das alianças eu realizo o ritual solicitado”, explicou Alessandra.

    O jornalista, celebrante de casamentos e mestre de cerimônias Marcos Lopes, que trabalha há 13 anos na área e celebra em média dez casamentos por mês, informou que em 30% das cerimônias que realiza, os casais escolhem a Cerimônia das Areias.

    Cada ritual possui simbologias e significados especiais. Conheça um pouco mais sobre cada um antes de escolher a cerimônia ideal para o seu casamento.

    1 – Baú da Felicidade

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    No Baú da Felicidade os noivos podem colocar fotos impressas, cartas, os votos do casamento e bilhetes que trocaram durante o namoro. Ele pode ser guardado ou enterrado.

    Durante a cerimônia, o celebrante pode colocar bilhetes escritos pelos padrinhos e pais, guardanapos com as iniciais dos noivos e as lembrancinhas do casamento.

    “O casal abrirá esse baú de recordações e declarações só após cinco anos de casados”, mostrou Alessandra Toquetao.

    2 – Cerimônia da Taça de Vinho ou Cerveja

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    Se o casal for apaixonado por vinhos, esse é o ritual ideal.

    Os noivos escolhem dois tipos de vinhos diferentes – de preferência cada um de uma procedência – e misturam os dois durante a cerimônia, criando um blend diferente e especial que é degustado durante a celebração.

    “A união de dois tipos de vinho – o seco com o suave, por exemplo – simboliza os noivos tornando-se um só”, disse Alessandra.

    3 – Cerimônia das Velas

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento: cerimônia

    Esse ritual é um dos mais tradicionais e se originou no cristianismo.

    A Cerimônia das Velas pede que cada noivo acenda uma vela maior no centro da mesa. Cada vela individual pode ser trazida por um dos padrinhos ou pelos pais dos noivos e simboliza a união de duas famílias através de uma iluminação, um novo clarear.

    “Nessa cerimônia cada família representa a luz de suas tradições se unindo em uma vela central, que simboliza a nova família que ali se concretiza”, detalhou Alessandra.

    4 – Ritual da Troca de Chapéus

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento: troca de chapéus

    A troca de chapéus é um ritual criativo e moderno que simboliza a união do casal.

    Os noivos usam chapéus diferentes – escolhidos previamente por cada um – durante toda a celebração e, ao final, o padre ou o celebrante do casamento troca os dois itens, pedindo que cada um use o chapéu do outro.

    Essa ação simboliza o compromisso com o outro, a entrega e a empatia que o casal precisará ter a partir desse início de uma vida a dois.

    5 – Cerimônia de Areia

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento: areia

    Na Cerimônia de Areia cada um dos noivos segura um recipiente de vidro com areias da mesma cor. O casal despeja ao mesmo tempo o conteúdo de seus potes em uma jarra de vidro maior, simbolizando a união inseparável de duas pessoas e a formação de uma nova família.

    O jarro de vidro simboliza uma única vida e as areias são os valores que permeiam cada um dos noivos.
    “As areias simbolizam a união através da unificação dos grãos”, revelou Alessandra Toquetao.

    6 – Lanternas de Papel

    Foto: Getty Images

    lanternas de papel nas celebrações e rituais de casamento

    Esse é um ritual romântico que traduz amor e união. Durante essa tradicional celebração, que se origina da cultura oriental, o casal acende uma vela dentro uma lanterna feita de papel e deixa o item na decoração da festa, simbolizando que os dois agora se uniram em um só diante do universo.

    Dependendo da cerimônia e da preferência dos noivos, eles podem preparar várias lanternas de papel e convidar os padrinhos, os pais e os convidados para acender também e escrever uma mensagem.

    O próprio casal pode fazer junto as lanternas chinesas com dobraduras de papel.

    7 – Guirlandas de Flores

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    O ritual das Guirlandas de Flores é muito tradicional na cultura mexicana, filipina, espanhola e indiana.
    No Brasil essa é uma tendência para casamentos realizados ao ar livre.

    Também conhecida como “El Lazo” e “Lasso Ceremony” ela consiste em colocar uma guirlanda de flores coloridas ao redor do pescoço de cada um dos noivos no momento da troca de votos, simbolizando a formalização da união e a criação de um laço permanente.

    É possível utilizar também um cordão de flores secas, um terço ou um rosário – caso a cerimônia envolva rituais religiosos – como símbolo do infinito.

    Ao final da cerimônia, o celebrante entrega as flores ao casal como símbolo do amor e da união deles.

    8 – Cápsula do Tempo

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    A Cápsula do Tempo ou Cápsula do Aniversário de Casamento é um envelope, uma pasta ou uma caixa que é lacrada na frente dos noivos e dos convidados após reunir, ao final da celebração, os votos dos noivos por escrito, os documentos oficiais da união e as primeiras fotos como casados.

    Essas recordações são entregues aos padrinhos ou aos pais dos noivos para serem guardadas e entregues ao casal no dia do primeiro aniversário de casamento.

    Elas também podem ser mostradas ao casal após dez anos de união, como uma forma de recordar o passado e reviver os laços de amor e de união com os quais se comprometeram.

    9 – Ritual das Mãos Dadas

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    Cordas? Laços? Rústico ou tradicional?O Ritual das Mãos Dadas se origina da tradição celta e consiste em segurar a mão do parceiro durante toda a celebração da cerimônia, enquanto olham nos olhos um do outro.

    A tradicional troca de votos, onde cada pessoa lê o que escreveu para o outro, é realizada enquanto o celebrante amarra gentilmente uma corda grossa ao redor das mãos entrelaçadas, como símbolo de uma união permanente e inabalável.

    10 – Cerimônia do Círculo de Proteção

    Foto: Getty Images

    A Cerimônia do Círculo de Proteção se originou com os astecas e perdura até os dias atuais.

    Dependendo do gosto dos noivos, ela pode envolver meditação. O celebrante costuma passar nas mãos do casal e na testa um óleo para simbolizar as bênçãos e as boas vibrações emitidas.

    Os convidados e os pais dos noivos quebram taças e desenham um círculo no chão, ao redor do casal, desejando felicidades e repetindo palavras positivas.

    Os convidados se posicionam ao redor dos noivos em formato de um círculo ou uma roda e repetem as palavras pronunciadas pelo celebrante, jogando pétalas de rosas e gotas de água no casal, que fica ao centro.

    O círculo simboliza a proteção e o amor que une o casal.

    Cada madrinha e cada padrinho leva um elemento simbolizando a natureza e coloca dentro do círculo, como cristais, pedras, jarro de água, arroz e areia.

    As cerimonias hindus são similares e também envolvem todos os convidados durante os rituais.

    11 – Cerimônia dos Cristais Coloridos

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    Essa celebração é similar à Cerimônia da Areia.
    A diferença é que cada um dos noivos despeja uma areia de cor diferente e os padrinhos e pais do casal também são convidados a participar, cada um jogando uma areia de cor diferente.

    Ao final do ritual o recipiente de vidro se transforma em uma obra de arte colorida que pode se tornar uma peça decorativa da casa dos noivos.

    Esse ritual envolve a família do noivo e a da noiva, simbolizando que cada uma compartilha os seus valores que, a partir daquele momento, se unificam com a união do casal, que formará uma nova família.

    12 – Cerimônia da Trança de Cordas

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    Essa cerimônia se origina da tradição cristã, simbolizando a força da união que não pode ser quebrada ou destruída após ser entrelaçada.

    Três cordas com a mesma espessura e cores diferentes são trançadas pelo casal. Uma corda representa o noivo, a outra a noiva e a terceira o casamento. Esse ritual pode ser feito embaixo de uma árvore, que simboliza a vida.

    Durante a celebração o noivo tradicionalmente segura a aliança e a troca entre o casal é realizada em seguida.

    13 – Pintura a Dois

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    Uma explosão de arte, tintas e cores. Esse é um ritual moderno, criativo e divertido.

    Casais que gostam de pintar e desenhar podem usar essa ideia. A ideia é que o casal pinte junto, durante a cerimônia, uma tela disponibilizada no centro da cerimônia. Misturando cores, texturas e desenhando aleatoriamente o que as emoções do momento trouxerem.

    A mistura de cores e o trabalho em conjunto marcam o início da nova vida a dois com amor, carinho, dedicação e parceria. A criação de uma arte moderna que ficará decorando o lar do casal representa o compromisso assumido.

    14 – Plantando Árvores

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    Essa cerimônia romântica e envolta em simbologias é apropriada para casais que amam a natureza e gostam de estar em constante contato com ela.

    O tema do casamento pode ser um jardim ou uma floresta.

    Esse ritual criativo sugere que os noivos plantem uma árvore juntos durante a cerimônia, colocando a terra (que simboliza a família e a origem de cada um – sua cidade natal), as sementes (cada noivo pode escolher uma semente diferente que simbolize os seus valores e a sua cultura), a água (que simboliza a vida) e o jarro ou vaso (que simboliza a união).

    Como uma árvore, o relacionamento do casal deverá prosperar, crescer e frutificar, precisando de alguns cuidados diários como amor e carinho.

    15 – Vinho na Caixa

    Foto: Getty Images

    celebrações e rituais de casamento

    Dizem que o vinho é como o relacionamento de um casal, fica melhor com o tempo. A garrafa do vinho certo pode simbolizar a cerimônia perfeita e a união através do matrimônio.

    Na Cerimônia do Vinho na Caixa os noivos selecionam uma marca de vinho para representar o momento. Durante a cerimônia o casal coloca a garrafa de vinho dentro de uma caixa e lacra, assinando os seus nomes e escrevendo a data do enlace.

    Depois de selada a caixa e a união, ao final da celebração, a caixa deverá ser guardada na casa do casal e não poderá ser aberta até a data escolhida, que deverá ser especificada e escrita na embalagem. Pode colocar um prazo de dez, 25 ou 50 anos para o casal abrir a garrafa de vinho e compartilhar a bebida juntos.

    O objetivo é simbolizar um relacionamento que amadureça e se enriqueça com os aprendizados em conjunto ao longo do tempo e desejar que a união seja duradoura e feliz.

    Serviços:

    Alessandra Toquetao
    Celebrante de casamentos e juíza de paz
    São Paulo, SP

    Marcos Lopes
    Celebrante de casamentos e mestre de cerimônias
    São Paulo, SP

    Publicidadespot_img

    FAVORITAS

    Mais recentes