Política de Cookies
terça-feira, junho 18, 2024
Mais
    InícioIdeias e InspiraçõesTudo o que você precisa saber sobre a Cerimônia de Areia (Unity...

    Tudo o que você precisa saber sobre a Cerimônia de Areia (Unity Sand Ceremony)

    A Cerimônia de Areia ou Cerimônia de União da Areia (Unity Sand Ceremony) é uma tradição com muitos simbolismos.

    Cada um dos noivos segura um pote de areia com uma cor diferente e mistura em um único jarro. A ação representa a união de duas pessoas e de duas famílias com um objetivo em comum que é criar um elo inseparável e uma nova família, como simbolizam os grãos de areia que se misturam e se tornam inseparáveis.

    O recipiente simboliza o relacionamento do casal e a vida juntos. A união das areias que se misturam formam os sonhos, as esperanças, os planos em conjunto e os valores compartilhados, que unificam a vida dos dois. Esse ritual possui como objetivo simbolizar a união das duas pessoas através do casamento.

    Cerimônia de Areia: simbolismo da união do casal
    Foto: Divulgação/ Celebrante Alessandra Toquetao

    O que é a Cerimônia de Areia?

    É um ritual que celebra a união de um casal. Cada pessoa segura um vaso com uma areia de cor diferente e o casal despeja junto o conteúdo de seus vasos dentro de um recipiente maior. As areias coloridas se misturam representando as duas pessoas se comprometendo a ficarem unidas através do matrimônio.

    Na opinião do jornalista e celebrante de casamentos Marcos Lopes, o ritual também simboliza a união das famílias, pois o casal também precisa conviver com a família do outro, por isso, é possível incluir a participação dos familiares no ritual. “Eu deixo o casal à vontade para escolher quem vai participar da cerimônia mas a minha sugestão é que sejam os pais e os irmãos, se houverem, para representar as famílias”.

    Segundo ele, cada pessoa escolhida pelo casal deve ser representada por um pote com areia colorida. Cada um deve colocar o conteúdo do seu pote dentro de um pote maior. “Fica muito bonito para o casal guardar e decorar a casa deles. A união das areias simboliza o amor do casal que é inseparável”.

    Cerimônia de Areia: união do casal
    Foto: Divulgação/ Celebrante Alessandra Toquetao

    A história e o significado da Cerimônia de Areia

    A Cerimônia de Areia surgiu na década de 1980, nos Estados Unidos, como uma alternativa para os casais que queriam substituir a Cerimônia das Velas. Seguindo a tradição católica, muitos sacerdotes realizam a cerimônia religiosa pedindo ao casal que carregue velas individuais e que, juntos, acendam uma vela maior central na mesa do altar da igreja.

    A ideia surgiu de casais que queriam realizar a cerimônia fora da igreja substituindo a Cerimônia das Velas por outra que tem simbolismos e significados relacionados à união, ao amor e à afetividade.

    O ritual original da Cerimônia de Areia surgiu dentro do Catolicismo e do Cristianismo, porém, ao longo dos séculos ele foi mudando e sendo adaptado aos locais das cerimônias de casamento e hoje é utilizado em variados estilos de celebrações ao redor do mundo.

    Lopes, que trabalha há 13 anos na área de casamento e realiza em média dez casamentos por mês contou que os rituais e os procedimentos realizados durante a celebração são resultados de uma conversa entre o casal e o celebrante para definirem como o evento será conduzido.

    – Não existe um padrão pré-definido, o casal é que define os detalhes da celebração. Os discursos variam de acordo com as religiões, crenças, os gostos e desejos do casal. O papel do celebrante é conduzir da melhor forma trazendo ideias que casem com aquilo que os noivos pediram – detalhou Lopes.

    Cerimônia de Areia: celebrante Marcos Lopes
    Foto: Teixeira Braceiro Fotografia / Celebrante Marcos Lopes

    Quem celebra esse tipo de cerimônia

    A Cerimônia de Areia é realizada por um celebrante ou juíz de paz em um local especialmente escolhido pelo casal – podem ser locais abertos ou fechados, como praia, campo ou salão de festas – e pode conter orações, uma seleção de trechos literários preferidos dos noivos, troca de votos nupciais, poesias, aspectos religiosos e até contar a história do casal.

    Dentre as celebrações feitas por Lopes 30% dos casamentos incluem a Cerimônia de Areia.

    A celebrante de casamentos e juíza de paz Alessandra Toquetao, que trabalha na área há 24 anos, afirmou que a maioria dos casais pede esse tipo de cerimônia. “As minhas cerimônias são personalizadas, eu conto a história do casal de forma descontraída ou tradicional, como eles escolherem. Eu realizo a Cerimônia de Areia após a troca das alianças”, explicou a profissional, que realiza uma média de oito casamentos por mês.

    Cerimônia de Areia: areia simboliza a união permanente
    Foto: Divulgação/ Alessandra Toquetao

    Organização do ritual

    Para realizar esse tipo de ritual é importante pensar na localização do evento. Essa cerimônia exige um espaço com uma mesa pequena para o conforto dos noivos e do celebrante.

    Para o ritual é necessário apenas areia (pode ser colorida ou a cor natural), dois vasos pequenos transparentes ou duas taças de vidro e um vaso ou jarro grande transparente que caiba o conteúdo dos dois vasos menores. Os vasos podem ser de cristal, Murano (tipo de vidro com técnica artesanal italiana), vidro, acrílico ou plástico.

    Cerimônia de areia: o colorido se mistura no vaso
    Foto: Getty Images

    As areias podem ser compradas em petshops (use as areias especiais colocadas no fundo de aquários), lojas de artesanato, de material de construção e até em lojas especializadas em jardinagem.

    O vaso com a areia fica de presente para os noivos após o término da cerimônia e o casal pode colocá-lo para decorar a casa onde morarão, como lembrança para recordar desse momento especial.

    Cerimônia de Areia
    Foto: Divulgação/ Celebrante Alessandra Toquetao

    Quanto custa a Cerimônia de Areia

    O valor desse tipo de ritual pode ou não estar incluso nas cerimônias realizadas pelos celebrantes e juízes de paz. Os noivos precisam perguntar o que está incluso na celebração do casamento antes de contratar o serviço.

    O valor da celebração de um casamento por um celebrante, juiz de paz ou um mestre de cerimônias (locutor de eventos) pode variar de R$1.500 a R$5 mil. O valor varia de acordo com os serviços contratados, o tempo de duração da cerimônia e o local do evento.

    Documentos necessários para a legalização da união

    Segundo a juíza de paz Alessandra Toquetao para que o casamento tenha efeito civil o casal precisa comparecer ao cartório após a celebração para solicitar a certidão de casamento. Para solicitar a documentação, o casal precisa apresentar a certidão de nascimento atualizada (expedida há menos de 90 dias), o comprovante de residência, o RG e o CPF originais. É necessário também o requerimento do celebrante habilitado e o comparecimento de duas testemunhas que apresentem o RG ou a CNH original.

    Sugestões de vasos para a Cerimônia de Areia

    *Matéria escrita por Vanessa Guimarães

    Serviços:

    Alessandra Toquetao
    Celebrante e juíza de paz
    São Paulo, SP

    Artesanato DDD

    Casa Boho

    Casa Velha Decoração

    Elleganza Cristais

    Etiquette

    Guto Decor

    Lojas Americanas

    Luvidarte, Loja Petz

    Marcos Lopes
    Celebrante de casamentos e eventos sociais
    São Paulo, SP

    Magazine Luiza

    West Wing

    Publicidadespot_img

    FAVORITAS

    Mais recentes