quinta-feira, fevereiro 29, 2024
No menu items!
Mais
    InícioIdeias e InspiraçõesTendência: buquê de noiva feito com a flor Bougainville

    Tendência: buquê de noiva feito com a flor Bougainville

    O buquê de noiva feito com a flor Bougainville é muito solicitado pelas noivas que possuem um perfil clássico, tradicional e elegante. A Bougainville ganhou esse nome para homenagear o francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu no Brasil, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.

    Por volta de 1790 o francês a levou para a Europa e ela fez tanto sucesso que se tornou famosa mundialmente. Hoje ela é a flor símbolo de Itajaí e é conhecida também como Primavera, Três Marias e Flor de Papel.

    Segundo a decoradora Janete Pimenta, que assina a coluna Pra Casar do portal Ponto dos Noivos, a flor é muito delicada e não resiste muito tempo após ser colhida da árvore, principalmente no verão.

    “Assim que ela é cortada, ela dura pouco tempo viva. Os buquês de noiva feitos com essa flor normalmente são secos, pois a composição fica linda. Quando os buquês são compostos com a Bougainville viva, é preciso colher naquele momento e hidratar as flores para que elas fiquem bonitas nas fotos e não murchem rapidamente”, explicou Janete.

    buquê de noiva feito com a flor Bougainville

    Janete explicou que normalmente os buquês de noiva são feitos de madrugada para que as flores cheguem frescas e vistosas até a noiva. No caso da Bougainville, é preciso pensar no local do casamento e na estação do ano.

    “Esse tipo de flor combina com casamentos no campo, onde podem ser colhidas da planta e o buquê é montado na hora. Buscar as flores no fornecedor e depois transportar até o local da cerimônia pode comprometer a qualidade do arranjo floral. Se o tempo estiver muito quente, costumamos montar o arranjo de uma forma que as flores permaneçam hidratadas por mais tempo, para dar tempo da noiva participar da cerimônia e tirar todas as fotos”, explicou.

    Elegante e majestosa, ela combina com vestidos de noiva clássicos e é capaz de enfeitar os ambientes com a sua beleza.

    “Essas flores combinam muito com o estilo de casamento Boho, que está muito em alta e tem sido um estilo geralmente usado para casais elegantes, mas que também se identificam com o estilo criativo”, opinou a consultora de imagem Taiana Ferreira.

    Cores

    As tonalidades vibrantes de cores da planta variam de acordo com a espécie e com a estação do ano. No inverno é mais comum florirem as de cor rosa e lilás. Na primavera e no verão, as brácteas que mais aparecem são as de cor branca, vermelha, amarela e laranja.

    buquê de noiva feito com a flor Bougainville: combinações

    Cultivo e cuidados

    A flor Bougainville também é conhecida como Primavera por florescer com mais frequência nessa época do ano.

    A espécie Bougainville ou Bougainvillea pode atingir até vinte metros de altura, sendo mais comum crescer como uma trepadeira. Uma das características principais são as suas belas flores, que nascem durante todo o ano.

    Flores do quintal da atriz Beth Goulart

    A atriz Beth Goulart mostrou as lindas flores da Bougainville que fica no quintal de sua casa, no Rio de Janeiro, e falou que se parecem com buquês de noiva.

    A planta pode ser cultivada facilmente em casas e apartamentos, pois exige poucos cuidados de manutenção e poda, sendo necessário apenas um espaço ao ar livre e bastante iluminação.

    “Olha como está a Bougainville da minha casa. Parece um buquê de noiva. A natureza é linda”, disse a atriz em seu perfil no Instagram.

    Dicas para escolher o buquê de noiva feito com a flor Bougainville

    Na opinião da consultora de imagem Taiana, é importante avaliar, antes de escolher o buquê de noiva, o que se pretende comunicar através das cores e dos tipos de flores que serão usadas.

    “As cores podem comunicar romantismo, criatividade, empoderamento, entre outras características e a personalidade dos noivos deve estar impressa em todo o casamento. Noivos mais tradicionais devem optar por cores tradicionais em casamentos como vermelho e branco, já noivos mais criativos podem optar por flores mais coloridas e menos tradicionais”, detalhou a profissional.

    A consultora aconselhou que a combinação de cores seja feita utilizando-se o círculo cromático. “Os noivos podem pesquisar na Internet, pois esse círculo ajudará a fazer combinações que às vezes parecem até improváveis mas que podem ficar lindas. A cor de 2024 é pêssego, uma cor que fica linda com azul por exemplo”, mostrou.

    A cerimonialista e designer floral Ana Franco revelou que o valor do buquê de noiva pode variar de acordo com os tipos de flores utilizadas na composição e com a estação do ano. “Pode variar muito de um mês para o outro, custando em média de R$120 a R$1.800”.

    buquê de noiva feito com a flor Bougainville: delicado e elegante

    Estilos de noiva e sugestões de formatos de buquês (por Taiana Ferreira)

    Clássico

    Combina com o buquê redondo ou ramalhete, na cor vermelha ou em cores claras como branco, pêssego e rosa bem clarinho.

    Tradicional

    Combina com o buquê redondo, braçada ou apenas uma flor na cor branca e em tons claros.

    Sexy

    Combina com o buquê cascata, de preferência vermelho, mas outras cores fortes também podem representar bem este estilo.

    Criativo e esportivo

    Combina com o buquê assimétrico ou esfera. O perfil criativo fica bem com um buquê colorido e o perfil esportivo fica melhor com um buquê monocromático.

    Dramático urbano

    Combina com todos os tipos de buquês, mas com cores fechadas, como preto, roxo e azul marinho.

    Serviços:

    Ana Franco
    Cerimonialista e designer floral
    Colombo, PR

    Beth Goulart
    Atriz

    Janete Pimenta
    Pepper Decoração
    São Paulo, SP

    Taiana Ferreira
    Consultora de imagem
    Rio de Janeiro, RJ

    Publicidadespot_img

    FAVORITAS

    Mais recentes