Política de Cookies
terça-feira, julho 16, 2024
Mais
    InícioPlanejamentoDestination Wedding Itália: um guia completo para casar em Veneza

    Destination Wedding Itália: um guia completo para casar em Veneza

    As magníficas pontes da cidade de Veneza, na Itália, que interligam as margens do Canal Grande – a principal via navegável da ilha – são constantemente usadas como pano de fundo para cenários de filmes e séries e já foram muito retratadas no século XIV por diversos pintores renascentistas. Esse é o destino dos sonhos de muitos casais que organizam um Destination Wedding Itália.

    A arquitetura, a arte e a cultura italiana atraem brasileiros encantados pela energia contagiante da cidade. As máscaras coloridas e os trajes de época revelam o clima carnavalesco durante todo o ano.

    “Quais são as suas expectativas?” Essa é a primeira pergunta que a wedding planner Kely Oliver faz aos noivos que querem realizar o sonho de casar na Itália. A experiência de 15 anos em Destination Wedding permite que ela harmonize o budget do casal com o planejamento do casamento.

    “Eu pergunto qual é o estilo de cerimônia e a festa que imaginam vivenciar – se será praiano, nas montanhas com neve, nas colinas com um jantar ao pôr do sol ou em uma cidade arquitetônica – para indicar os meses e as cidades que atendam às expectativas”, conta.

    Segundo a cerimonialista, que assessora brasileiros que desejam se casar na Itália, o país possui climas bem definidos em cada estação do ano, diferente do Brasil, por isso é essencial os noivos definirem o orçamento e as necessidades.

    Destination Wedding Itália
    Foto: Getty Images

    O que é Destination Wedding?

    “Destination Wedding é escolher um destino que servirá de cenário para vivenciar com amigos e familiares as experiências durante os festejos do casamento, como um jantar de boas-vindas, uma degustação de vinhos dentro de uma vinícola, entre tantas outras possibilidades”, detalha Kely.

    O Destination Wedding pode incluir uma festa em uma cidade brasileira diferente da que mora o casal, um roteiro gastronômico para toda a família ou a organização de uma cerimônia em outro país.

    O objetivo é comemorar a união do casal, festejar e guardar boas memórias do enlace, seja ele em formato de Elopement Wedding (cerimônia íntima realizada apenas entre os noivos, sem convidados), Mini Wedding ou uma festa para muitas pessoas.

    Como organizar um casamento italiano no Carnaval de Veneza

    Ruelas estreitas construídas com pedras de diferentes formatos e tamanhos, arcos, cúpulas, arquitetura antiga e as tradicionais gôndolas que transportam as pessoas para as margens do Canal Grande são alguns detalhes que fazem de Veneza o destino perfeito para se casar no Carnaval.

    “Veneza durante o ano inteiro vive o Carnaval, por isso as reservas são programadas com antecedência, com no mínimo seis meses de antecedência para garantir um maior número de possibilidades”, explica Kely.

    Segundo a assessora de casamentos, o Carnaval acontece no inverno italiano e a cidade fica lotada de foliões que chegam do mundo inteiro.

    “A influência do Carnaval é muito forte mas não é obrigatório se fantasiar. Na verdade, caminhar pelos canais onde tem um vai e vem das fantasias fica maravilhoso para o ensaio fotográfico”, lembrou Kely.

    A assessora recomenda diversos espetáculos para movimentar os ambientes da festa, principalmente por ser uma tradição italiana datada da época imperial europeia. Na opinião de Kely, em uma festa de classe é importante programar um grande número de atividades culturais de contemplação.

    “Um passeio de gôndola real após a cerimônia é muito cenográfico, assim como passar pela Ponte Rialto e Piazza San Marco são destinos obrigatórios. Um baile de máscaras no Palácio, se o casamento tiver convidados, proporcionará uma atração inesquecível”, completa ela.

    Roteiro de pontos turísticos para conhecer e transformar em cenários para as fotos

    • Passear de gôndola ou vaporetto no Grande Canal
    • Conhecer a Praça de São Marcos e almoçar nos restaurantes locais
    • Tirar fotos na Basílica de São Marcos
    • Comprar as tradicionais máscaras feitas de macramé em San Polo
    • Fazer compras no Mercado de Rialto
    • Conhecer a história do Palácio Ducal
    • Participar do ritual de colocar um cadeado com o nome do casal na Ponte dos Suspiros
    • Admirar a vista do ponto Foscarini
    • Conhecer a vista da Ponte Accademia
    • Observar a história arquitetônica da Basílica de Santa Maria della Salute
    • Assistir o pôr do sol em Santa Maria

    Gastronomia italiana

    As comidas típicas italianas mais conhecidas são pizza, ravioli e spaghetti, além do azeite de oliva, os temperos e as especiarias, os legumes, grãos e cereais.

    “Como doce em Carnaval veneziano, lógico que a Frittelle con Zuccheri não pode faltar”, aconselha Kely.

    O Frittelle di Carnevale Veneziane é uma panqueca especial carnavalesca parecida com um bolinho de massa levedada enriquecida com pinhões e passas.

    “Na cidade de Veneza temos uma variedade grande no buffet de entradas, que é uma parte maravilhosa da culinária veneziana, como os Cicchetti e a frituras de pesci. Além disso a influência da região de Veneto pode ser apreciada em criações com risotos e pratos a base de bacalhau”, conclui.

    Onde se hospedar em Veneza

    Os bairros bem localizados da cidade são os movimentados como San Marco, Castello e San Polo. Os bairros residenciais, tranquilos e longe das aglomerações turísticas são mais afastados da região central como Dorsodouro, Cannaregio e Giudecca.

    Para facilitar o transporte dentro da cidade pode-se pesquisar hotéis que atendam os objetivos do casamento e que estejam dentro de critérios criados pelos noivos, como melhor localização, valor da diária, pacote de serviços oferecidos, proximidade dos pontos turísticos e local da cerimônia.

    Diversos hotéis oferecem pacotes com diversos serviços para realizar o casamento no próprio local (dentro dos salões internos ou nos espaços externos como os jardins) e incluem cabeleireiros, maquiadores, Dia da Noiva e Dia do Noivo, jantar especial, fotógrafo e até translado para os principais pontos turísticos.

    O Hotel Hilton Moling Stucky oferece diversos espaços para quem quer casar dentro do estabelecimento, como um terraço com vista para o Canal de Giudecca, uma piscina na cobertura, um jardim e um bar rooftop (localizado no telhado).

    Segundo a presidência do hotel, os salões de festas internos e o foyer também são muito requisitados para casamentos que reúnem muitos convidados e até o restaurante do hotel se transforma em um cenário para celebrações memoráveis.

    “No Hilton nós ouvimos as necessidades dos clientes e inovamos para oferecer uma experiência única para cada ocasião. Isso inclui um pequeno, médio ou grande evento se os clientes procuram uma plataforma que auxilia a viagem unindo os benefícios a um leque de possibilidades de experiências”, diz Chris Silcock, presidente da marca global do Hilton.

    Lembranças típicas

    Como sugestão de lembrancinha, Kely indicou a produção artesanal de óleo de oliva, sabonete de Lavanda e vinhos regionais. “Os clássicos Confetti também são recomendáveis como lembrança, pois são importante para todos os casais que desejam fortuna no casamento devido à sua simbologia”.

    Onde comprar máscaras em Veneza

    Foto: Divulgação/ Loja Bluemoon

    O artista plástico e artesão Alberto Jiménez (conhecido como Tito) cria máscaras de papel maché e fantasias típicas em Veneza desde 1992.

    A loja física fica localizada na cidade de Veneza mas as máscaras também são vendidas pela Internet e enviadas para o mundo inteiro, incluindo o Brasil. A Bluemoon produz máscaras tradicionais artesanais feitas em macramé e craquelê. Ela fica localizada próximo ao Mercado de Rialto, em San Polo 1578, Calle del Cappeller.

    “As máscaras são feitas utilizando diferentes técnicas, tanto as mais tradicionais como as inovadoras, para diferentes tipos de ocasiões e decorações: coloridas, douradas, prateadas, com plumas, tecidos, macramé e até pedras Swarovski. Os materiais que eu utilizo são o resultado de uma investigação constante”, explica Tito.

    Diversas lojas virtuais no Brasil oferecem máscaras no estilo veneziana para dar de presente aos convidados como lembrança ou para distribuir na festa do casamento.

    Trilha sonora

    As músicas italianas embalam os momentos especiais do casamento como a troca das alianças, os votos de compromisso e até a dança dos noivos.

    “Eu indico grupos de música popular italiana para tocar ao vivo durante o jantar do casamento. Músicas como Nel Blu Dipinto di Blu e Oi Vita Oi Vita Mia. Cada região possui as suas influências, como por exemplo na Puglia, dançamos a Pizzica ou Taranta”, explica Kely Oliver.

    Para a primeira dança dos noivos a cerimonialista indica a apresentação de uma violinista ao vivo ou um tenor cantando músicas italianas.

    “Nós usamos a música e a dança clássica em pequenos momentos especiais, como o tenor, a bailarina ou até danças com tecidos fluorescentes. Após o corte do bolo é legal ter um DJ com um saxofonista, por exemplo, pois isso faz a pista explodir”, revela.

    Confira a seleção de músicas italianas românticas para embalar o seu casamento em Veneza

    1 – Volare – Gipsy Kings

    2 – Oi vita, oi vita mia – Eduardo Alfieri

    3 – Pizzica – Paolo Buonvino

    4 – Imbranato – Tiziano Ferro

    5 – Per Amore – Zizi Possi

    6 – O sole mio – Luciano Pavarotti

    7 – Lo canto – Laura Pausini

    8 – Più Bella Cosa – Eros Ramazzotti

    9 – Con te partirò – Andrea Bocelli

    10 – Noi due per sempre – Dori Ghezzi

    11 – Una Lacrima Sul Viso – Bobby Solo

    12 – Vivo por Ella – Andrea Bocelli e Sandy

    13 – Se bastasse una canzone – Eros Ramazzotti

    14 – Io che non vivo – Pino Donaggio

    15 – O Mio Signore – Edoardo Vianello

    16 – Incancellabile – Laura Pausini

    17 – Non ho l´età – Gigliola Cinquetti

    18 – Tanto cara – Guido Renzi

    19 – In ginocchio da te – Gianni Morandi

    20 – Io che amo solo te – Sergio Endrigo

    21 – Dio come ti amo – Domenico Modugno

    22 – La solitudine – Laura Pausini

    23 – Dove c´è musica – Eros Ramazzotti

    24 – Ti amo – Umberto Tozzi

    25 – Innamoramento – Mylène Farmer

    26 – Senza una donna – Zucchero e Paul Young

    27 – La voce del silenzio – Mina

    28 – Nessun dorma – Luciano Pavarotti

    29 – La Forza Della Vita – Paola Vallesi

    30 – A te – Jovanotti

    31 – Sei nell´anima – Gianna Nannini

    32 – Sto Pensando a Te – Vasco Rossi

    33 – Tu sei lei – Ligabue

    34 – L´amour Toujours – Gigi D´Agostino

    35 – Ballando al buio – Stadio

    36 – Vivimi – Paolo

    37 – La Gondola – Andre Rieu

    38 – O Sole Mio – Johann Strauss Orchestra

    Orçamento

    Veneza é um destino de luxo e o casal deve planejar o custo total dos dias que permanecerá na região. Essa é a opinião de Kely, que lembra ainda que para aproveitar todos os encantos da cidade é recomendável permanecer no mínimo três dias.

    “O meu objetivo é alinhar as expectativas e os sonhos dos noivos com a disponibilidade econômica real de investimento disponível. Esse é um investimento que possui o objetivo de criar uma experiência única e inesquecível. Quando falamos de casamentos de luxo a dois em Veneza o valor médio é de 10 mil €, o que equivale a R$53.700”, comenta.

    Para organizar uma festa de casamento com muitas pessoas o casal pode gastar a partir de 1.600 € por convidado, sem o valor da hospedagem e do transporte. Esse valor equivale a uma média de R$8.600 por convidado.

    “Lógico que é possível fazer um casamento low cost porém não acredito na experiência incrível sem os recursos indispensáveis. Eu prefiro aconselhar o casal a repensar o destino e o formato da celebração do que trabalhar com improvisação”, frisa.

    Opinião de quem casou em Veneza

    O clima fresco, as máscaras coloridas, as fantasias repletas de estilo e charme, as músicas italianas nostálgicas, os passeios românticos de gôndola no Canal Grande para admirar o pôr do sol e a arquitetura clássica e antiga com muitas pedras atraem os casais apaixonados a Veneza para realizar o matrimônio.

    O médico ortopedista Fernandes Arteiro e a odontóloga Adriana Morosini, que moram em Recife, escolheram Veneza como Destination Wedding e oficializaram a união em fevereiro deste ano de 2024.

    “Foi emocionante, o lugar é mágico e romântico. O Carnaval veneziano deu um charme especial. A vantagem de casar na Itália é que a cerimônia é minimalista e íntima porém sofisticada, com direito a lua de mel na Toscana e em Roma”, conta Arteiro.

    Segundo ele, a desvantagem é o frio da região, que é compensado pelas músicas e pelo passeio de gôndola, que deram um charme à cerimônia.

    “São poucas horas e nada pode falhar. O mais marcante para mim foram as palavras dos cinco filhos. Eu recomendo a experiência, inclusive para pedidos de casamento e renovação dos votos. A cerimônia foi transmitida e emocionou, levando os parentes e amigos às lágrimas”, finaliza.

    Fotos e vídeo do casamento de Adriana e Fernandes

    Serviços:

    Abrakadabra Festas

    Bluemoon Venice
    Tradicionais máscaras artesanais de Veneza

    Funidelia Fantasias

    Felix Fantasias

    Hotel Hilton Molino Stucky Venice

    Michele Olivato Photography

    Pantheon Eventos
    Kely Oliver
    Wedding Planner
    Assessoria e Cerimonial de Casamentos na Itália

    Publicidadespot_img

    FAVORITAS

    Mais recentes