quinta-feira, fevereiro 29, 2024
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    4 dicas de ouro para combater a Tensão Pré Nupcial e o nervosismo

    Muitas mulheres não conseguem pensar em mais nada além do tema casamento. As preocupações e a lista de afazeres parecem dominar os pensamentos e causam Tensão Pré Nupcial, nervosismo e estresse.

    Se esse é o seu caso, a equipe de profissionais da Fitnoivas, composta pela nutricionista Andressa Jasmin e pelas personal trainers Flávia Barros, Gislaine Magalhães e Renata Barros informa: faça exercícios físicos com duração entre 30 e 50 minutos, de duas a três vezes por semana e escute músicas que relaxem, como magma, sons da natureza ou sucessos da cantora Enya.

    “Com pelo menos um mês antes do casamento, indicamos massagens relaxantes ou drenagem linfática. São boas alternativas para revigorar, aliviar o estresse e dores musculares, proporcionando vitalidade, promovendo disposição, melhorando a circulação sanguínea e ajudando a eliminar toxinas do corpo que se acumulam no organismo”, explicaram as especialistas.

    como combater a tensão pré nupcial

    Confira quatro dicas que as consultoras prepararam para ajudar as noivas a relaxar e se livrar na famosa TPN (tensão pré-nupcial)

    1. Aprender a relaxar e respirar corretamente desempenha um papel importante no alívio dos sintomas da ansiedade. A música também é muito utilizada nessas duas técnicas. Através do relaxamento e respiração podemos adquirir um bom trabalho de consciência corporal que pode levar o individuo a uma melhor percepção e conhecimento do funcionamento do seu corpo, resultando na eliminação dos efeitos causados pela tensâo. São indicados a Yoga e o Tai Chi, que trabalham tanto a respiração quanto as musculaturas do corpo e geram um relaxamento.

    2. Hoje em dia o exercício físico pode ser considerado como tratamento terapêutico, já que ele é utilizado como parte ou complemento do tratamento de muitas doenças. A atividade física tem muita influencia na “proteção” dos efeitos prejudiciais do estresse na saúde. O exercício mais indicado para esse público é o aeróbio (caminhar, pedalar, correr…) leve a moderado, progressivo, acima de 30 minutos (antes de começar qualquer exercício deve ter a liberação médica), pois podem produzir efeitos antidepressivos e ansiolíticos, pela liberação de algumas substâncias naturais, como a endorfina, que previnem ou reduzem o transtorno da ansiedade. Há também a linha que defende que a prática regular de atividade física, regula a neurotransmissão da noradrenalina e serotonina, igualmente aliviando os sintomas da ansiedade. E o mais importante de todos estes fatos ocorrerem durante o exercício, é que seus efeitos permanecem por algum tempo após o término da atividade realizada.

    3. A alimentação está intimamente ligada à ansiedade e ao estresse, existindo alimentos que podem reduzir esses dois fatores. Para combater o estresse são indicados os seguintes alimentos: chá verde, suco de uva integral, frutas vermelhas (berries), abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoa), peixes, vegetais folhosos escuros e soja. No combate à ansiedade, além dos alimentos citados acima, podemos contar com a ajuda de salmão, sardinha, ovo, arroz integral, feijão, lentilha, alface, espinafre, azeite extra-virgem, linhaça, aveia, maçã, laranja, maracujá, banana, leite desnatado e derivados magros, chás como camomila, capim limão e erva cidreira. Evitar nesses dois casos alimentos estimulantes, como cafeína.

    4. As horas de sono adequadas também estão ligadas ao estresse e a ansiedade, por isso procure dormir oito horas por dia. Com uma alimentação equilibrada e exercícios regularmente, a noiva estará melhorando diretamente a qualidade do seu sono.

    Serviços:

    Fitnoivas

    Lifestyle Intervention

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