Política de Cookies
quinta-feira, maio 30, 2024
Mais
    InícioColunasNa Ponta do Lápis6 aplicativos para organizar o orçamento familiar

    6 aplicativos para organizar o orçamento familiar

    Independente da classe social, estabelecer um orçamento familiar e administrar bem os recursos da casa é um desafio para as famílias brasileiras.

    De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil feito pelo Serasa, atualizado em março de 2024, ao todo são 72,4 milhões de brasileiros em situação de inadimplência. Os brasileiros com idades entre 41 e 60 anos representam a maior fatia da população com nome restrito, com 35%. Na sequência estão as faixas etárias de 26 a 40 anos (34,2%), acima de 60 anos (18,8%) e os jovens entre 18 e 25 anos (12%).

    Fazer uma boa gestão do dinheiro não precisaria ser uma tarefa complexa, porém requer dedicar tempo para esse estudo e principalmente aplicar os conceitos no cotidiano e colher benefícios para as finanças da família no longo prazo.

    1. O que é um orçamento familiar?

    É uma ferramenta que permite organizar as informações e visualizar todas as receitas e despesas do lar, considerando todos os membros da família.

    • Despesas fixas (água, energia, condomínio, mercado, mensalidade escolar).
    • Despesas variáveis (jantar fora, impostos diversos, viagens, cursos esporádicos, manutenção do carro).
    • Receitas fixas (salário) e receitas variáveis (faturamento de negócios extras, aluguel de imóveis e etc).

    A partir da visão das despesas e receitas programadas ou não, será possível pensar nos cenários e melhor se preparar para eventuais imprevistos.

    2- Qual a importância de montar um orçamento para minha família?

      Como um casal, vocês precisarão estabelecer planos comuns e ter a visão do todo, estabelecer os acordos que irão atender as expectativas de vida de ambos e separar os planos individuais deste contexto deve ser a linha de raciocínio que vai traçar um melhor caminho para as metas. Outras importâncias:

      1. Segurança para o dinheiro

      O endividamento pode atingir todas as famílias pois está diretamente correlacionado com os gastos familiares e não apenas às receitas. É a má gestão e tomada de decisão equivocada que impacta esse cenário.

      Nesse sentido, o orçamento familiar é um mecanismo para proteger o dinheiro da família. Com um bom controle sobre o orçamento você vai evitar o acúmulo de compromissos financeiros e se antecipar a cenários que podem colocar em risco o seu patrimônio.

      b. Equilíbrio nas finanças

      Receitas suficientes para cobrir as despesas da família. Este é um indicador básico de administração financeira. Estabeleça uma meta por área de interesse. Uma dica para dar o primeiro passo é fazer a divisão da renda familiar da seguinte forma:

      Receitas suficientes para cobrir as despesas da família

      Este é um indicador básico de administração financeira. Estabeleça a meta por área de interesse. Uma dica para dar o primeiro passo é fazer a divisão da renda familiar como no gráfico.

      Dica complementar: faça um teste de perfil clicando aqui e entenda qual é o seu perfil financeiro e como se tornar independente e financeiramente sustentável.

      Espero que até aqui tenha conseguido te mostrar que ter um orçamento familiar é fundamental para a sua gestão de recursos. É este processo que vai proporcionar equilíbrio e trazer maior segurança para o dinheiro da sua família, orientando o alcance dos objetivos e metas estabelecidos pelo casal.

      Ao alterar o seu modelo mental em relação ao dinheiro, você passa a deixar de economizar um saldo mensal para usar este recurso na ampliação do patrimônio familiar e conquista de sonhos, de acordo com o padrão de vida que vocês estabeleceram.

      O acúmulo de riqueza necessariamente vai requerer ter um olhar para a busca de um comportamento focado e conhecer os investimentos mais aderentes para que o dinheiro possa trabalhar para você.

      Então se o seu sonho é ter uma casa própria, pode exigir um planejamento ao longo de um período maior. Neste caso o casal vai precisar unir a dinâmica de ter uma ação de economia mensal e ter um plano de investimentos certos. Assim, a família terá a chance de rentabilizar o dinheiro para alcançar esse e diversos outros objetivos.

      Agora trago para conhecimento seis aplicativos que poderão ajudá-los na organização do orçamento familiar. Experimentem e avaliem qual destas opções faz sentido para vocês!

      MobillsAcompanhamento das despesas, investimentos e orçamento familiar. Ele permite criar categorias personalizadas, lançar contas a pagar e receber, definir limites de gastos e gerar relatórios detalhados. Além disso, é possível compartilhar a conta com outras pessoas e sincronizar os dados em tempo real.
      Minhas EconomiasIdeal para quem está começando a organizar as finanças. Ele permite criar metas de economia, monitorar gastos e receitas, planejar orçamentos mensais e semanais e gerar gráficos e relatórios completos. Também possui uma opção de acesso compartilhado com outras pessoas.
      GuiaBolsoConecta todas as contas bancárias e cartões de crédito do usuário, categoriza as despesas automaticamente e gera relatórios de receitas e gastos por categoria. Também oferece uma opção de acesso compartilhado com outras pessoas.
      OrganizzeIdeal para quem busca um controle financeiro básico. Ele permite criar categorias personalizadas, lançar contas a pagar e receber, definir limites de gastos e gerar relatórios simplificados. Também possui uma opção de acesso compartilhado em tempo real.
      WisecashPermite criar orçamentos, acompanhar receitas e despesas, gerar relatórios detalhados e sincronizar os dados entre diferentes dispositivos e usuários. Além disso, possui recursos de segurança avançados, como criptografia AES-256 e autenticação biométrica.
      Toshl FinanceCom recursos avançados de planejamento, análise e compartilhamento de dados. Ele permite criar orçamentos, definir metas de economia, monitorar gastos e receitas, gerar gráficos e relatórios detalhados e sincronizar os dados entre diferentes usuários. Também possui uma interface intuitiva e personalizável.

      Camila Duarte

      Publicidadespot_img

      FAVORITAS

      Mais recentes