Política de Cookies
quinta-feira, maio 30, 2024
Mais
    InícioColunasNa Ponta do LápisConstruindo o Mapa dos Sonhos

    Construindo o Mapa dos Sonhos

    O ser humano é movido por sonhos e a vida financeira não é diferente. O sonho é o combustível de transformação, pois uma pessoa sem sonhos paralisa, não tem perspectiva e não prospera.

    O sonho atrelado a um bom plano de ação vai levar você a realizar e conquistar o inimaginável! Sonhar, mesmo que não se tenha os recursos necessários no momento, não é uma ilusão, mas sim uma ferramenta que permitirá você ter claro aonde quer chegar. Alimente os seus sonhos diariamente e mantenha o foco nas ações corretas.

    Vamos começar os trabalhos? Pegue um caderno e uma caneta:

    1 – Escreva todos os seus sonhos

      Neste momento eu peço que você esteja em lugar tranquilo e realmente dedique um tempo de reflexão de como você se enxerga daqui há 1, 3, 5, 10 e 30 anos! Pode parecer loucura mas muitas pessoas nunca fizeram este tipo de exercício e nunca pensaram em sua vida de maneira estruturada.

      Vamos ampliar os horizontes, por isso pense grande, não pense nas suas condições atuais e sim em como você deseja ser e estar no futuro.

      Perguntas para refletir:

      1. O que eu consegui conquistar até o momento está aderente ao que eu sonhava para minha vida?
      2. No que depender de mim em que situação viverá a minha família (cônjuge, filhos, netos)?
      3. Como estará a minha vida profissional até lá?
      4. Eu terei conquistado tudo o que almejo do ponto de vista material?
      5. Estas conquistas darão a mim e à minha família uma condição tranquila?
      6. Entre as minhas conquistas está o sonho de uma aposentadoria sustentável?
      7. Eu contarei com reservas possíveis para emergências?
      8. Eu me sinto seguro com a renda do trabalho e dos investimentos?
      9. Daqui há quantos anos eu espero alcançar a independência financeira, mesmo que seja parcial, para viabilizar uma mudança significativa no meu estilo de vida?
      10. Eu espero viver mais quantos anos?
      11. Quais são os objetivos dos meus investimentos?
      12. Quão confiante eu me sinto em relação às projeções de renda e gastos futuros?
      13. Se fosse necessário eu conseguiria aumentar a renda para atingir meus objetivos?
      14. Quais decisões eu tomei para proteger meu patrimônio e meu potencial de renda?

      Liste todos os seus sonhos, que podem estar apenas adormecidos pelas preocupações. Faça uma coluna, sonhos materiais e não materiais. Use imagens para fortalecer sua conexão com os seus sonhos, mantenha-os vivo e sempre perto de você.

      2 – Estabeleça prazos concretos

        Este exercício visa você tornar o seu sonho tangível e mais nítido em sua mente. Para pensar na linha do tempo considere separar em curto, médio e longo prazos pegue a sua lista de sonhos e comece a traçar os prazos.

        • Curtos: objetivos para alcançar em até 1 ano, como viagens em família;
        • Médios: aqueles que você espera realizar entre 1 e 5 anos, como trocar de carro;
        • Longos: metas com horizontes mais amplos, superando os 5 anos, como o investimento para aposentadoria ou educação dos filhos.

        Com isso você começa a gerar um compromisso consigo mesmo, trazendo para o consciente seus sonhos e inicia uma fase sobre pensar nas ações necessárias.

        Convido você a incluir sua família, caso sinta-se confortável com isso, e repetir o exercício junto com eles. Certamente você vai começar a movimentar toda família na direção positiva de priorizar os sonhos e aprender a reduzir os gastos. Assim também terão a oportunidade de ter um Mapa com Sonhos individuais e sonhos coletivos e um apoiar o outro nessa realização.

        Atitude, disciplina, reconhecimento e valorização dos sonhos. Não pense em corte de gastos enquanto estiver pensando nos sonhos. Faça o exercício de maneira leve e estimulando a mente a criar as possibilidades de concretização.

        3 – Calcule quanto custa os seus sonhos

        Você poderá se surpreender com esse exercício, pode ser que passou a vida toda imaginando que aquela viagem dos sonhos era impossível e quando colocou no papel, viu o preço e as condições e agora consegue visualizar que é possível realizar.

        Mão na massa, pois este exercício te ajudará a vincular o sonho, com prazo e custo. E assim você começa a nortear melhor o seu plano de realização para cada uma delas.

        Utilize as ferramentas que colocamos como consulta para você praticar e ter o hábito de pensar em sonhos, prazos e custos, incluindo um plano de ação.

        4 – Comemore as suas conquistas

          Além de trabalhar duro para realizar os sonhos, lembre-se de que é muito importante criar momentos, mesmo que simbólicos, para comemorar o que você conseguiu realizar, inclua as pessoas certas nesse processo.

          Não importa se vai ser em família ou sozinho, celebre, brinde, vá a algum lugar que você goste, se presenteie, aplauda-se! Esse mecanismo irá trazer uma sensação de satisfação e incute no seu cérebro memórias de realização, dando ainda mais força para os próximos objetivos que estão por vir!

          DICA:

          O Habitica é um aplicativo gamificado que ajuda os usuários a transformarem suas metas em um jogo. Ele permite que os usuários criem avatares personalizados, ganhem pontos e recompensas à medida que cumprem suas metas e se unam a equipes para ajudar uns aos outros.

          IMPORTANTE:

          Os sonhos não serão realizados se o que você destina a eles são sobras do seu dinheiro. Eles devem ser sua prioridade, merece respeito, dedicação e será a sua atitude que vai tornar tudo possível.

          A partir de agora tenha sempre em mente: como eu posso me organizar e adequar meu padrão de vida e de consumo para garantir a realização dos meus sonhos?

          Tudo aqui dependerá do grau de esforço que você estiver disposto a entregar, é uma questão de modelo mental.

          Acredito que você esteja preparado para apreciar essa fase, estaremos aqui torcendo por você.

          Camila Duarte

          Materiais de apoio para download:

          1 – Planilha para colocar os sonhos em prática

          2 – Planilhas de apoio ao casal (Meus Sonhos e Sonhos Realizados)

          3 – Monte o seu Mapa dos Sonhos

          Publicidadespot_img

          FAVORITAS

          Mais recentes