Feng Shui é a técnica de conhecer a influência que os ambientes exercem sobre nós e organizá-los de acordo com a necessidade de atrair a harmonia e o bem estar que buscamos. Quando a casa é organizada baseando-se no Feng Shui decoração, todos os móveis estarão alinhados dentro dessa boa vibração.
É isso o que nos ensina Stela Vecchi, consultora em Feng Shui Lógico. Segundo ela, podemos agir através dos ambientes, alcançando novos níveis de felicidade.
Índice
Como funciona? Stela ensinou que o Baguá (oito lado em chinês), que surgiu há mais de cinco mil anos a.C., foi inspirado em Fu Hsi, um sábio imperador chinês. Ele associou cada uma das oito direções, da Rosa dos Ventos, a um elemento, uma estação do ano, horas do dia, cores e áreas de nossa vida. Quando aplicamos o Baguá em nossa casa, conhecemos como atrair o melhor de cada área para nossa vida, de acordo com a vibração emitida.
– O Feng Shui é uma técnica que exige o desenho da casa, a posição dos ambientes segundo os pontos cardeais norte, sul, leste e oeste, para conhecermos como ativar adequadamente as áreas. Sem isso, os efeitos não são sentidos de fato, já que o Feng Shui Lógico é a harmonia da nossa casa com a natureza e as estações do ano. O Baguá deve ser colocado corretamente sobre a planta da casa, para gerar as curas ambientais que toda casa necessita – detalhou a consultora.
Réveillon
Segundo a escritora, as cores mais favoráveis para o réveillon são os tons de amarelo, tons de vermelho, branco e prata (juntos) e dourado. Ela explicou que sentir-se bem com uma cor é fundamental para o exercício do seu poder e nos influenciar positivamente.
Stela esclareceu que cada ser humano é único, por isso a cor deve vibrar harmoniosamente com a pessoa, em primeiro lugar. As cores do amor no Feng Shui são rosa, branco e vermelho.
O Réveillon possui um leque grande de cores, porém, é bom evitar o preto. Azul royal, verde esmeralda, tons de prata e branco, amarelo são as cores mais favoráveis para a passagem do ano, recomendadas por ela. Lembrando sempre que quando a pessoa está feliz e vibrando com cores positivas, certamente o ambiente fica mais alegre e atrai boas energias, sem esquecer da importância da preparação do ambiente.
Organização dos móveis
Como organizar a casa para atrair boas energias para o próximo ano? Stela respondeu que o preparo da casa, a organização dos ambientes, incenso de limpeza (limão, por exemplo), vasilhas redondas de vidro ou cristal com 2/3 de água mineral e pétalas de flores (pode-se colocar um quartzo rosa também), a visualização da luz solar “limpando o ambiente”, músicas suaves e alegres e uma atitude de agradecimento pelos dons recebidos durante o ano que passou são fundamentais para vibrar no ar uma energia de luz e amor. Nos visualizar felizes e atingindo nossos objetivos também é positivo.
“Primeiro percorra sua casa olhando tudo, percebendo o que você gosta e o que não gosta. Avalie tudo o que existe em seus ambientes, inclusive dentro de armários e gavetas. Quando possível, procure retirar as coisas inúteis, que não funcionam, as coisas que não lhe trazem boas recordações ou que simplesmente você não gosta”, explicou.
Segundo ela, é importante ter bom senso e o discernimento na hora de decidir. “Quando em dúvida, não se desfaça imediatamente. Retire do local e perceba sua reação. Esse é um processo amoroso e equilibrado. É verdade que às vezes precisamos agir com coragem em relação a algumas coisas, mas o importante é você também estar seguro do que quer”, ensinou Stela.
Confira a influência das cores
(veja se a cor sugerida lhe cai bem)
Verde
Energia de cura emocional. Pessoas que
passaram por fases delicadas podem se sentir melhor
com essa cor.
Azul
Depende muito do tom. O mais indicado
é o azul índigo e o azul royal, quando atraem riqueza.
Vermelho
Basicamente vida. Deve ser evitada
por pessoas hiperativas ou que estejam eufóricas.
Preto
Depende muito do modelo da roupa.
Pretos fechados não são aconselháveis.
Marrom
Apesar de atrair segurança interior e
passar confiabilidade, é uma cor que costuma não
favorecer a alegria. Depende dos acessórios.
Amarelo
Alegria, sabedoria, motivação. Cor
muito favorável para atrair boas energias.
Branco
Pode nos deixar vulnerável, por isso
aconselha-se detalhes em outra cor ou em prata.
Laranja
Muito favorável, em todos os sentidos.
Roxo
Apesar de atrair prosperidade, cuidado
para não ter conotação de tristeza. É fundamental
um tom de roxo alegre e com leve brilho.
Rosa
A cor do amor, nos deixa mais suaves e
amorosos. Muito favorável também.
Dicas para atrair boas energias para casa
– Evite correntes de ar e de vento dentro de casa. A energia deve fluir suavemente, sem sobressaltos, por isso dose a abertura de janelas e portas, para que haja arejamento sem correntes fortes.
– Evite quadros que transmitam sofrimento.
– Figuras de anjos ou símbolos que nos transmitem proteção são favoráveis.
– O dormitório é o local mais importante da casa, pois, dele depende parte da saúde e estado de espírito.
– É muito importante o estado e a cor das paredes do quarto e da casa. São aconselháveis cores suaves. Evite paredes todas brancas ou com cores neutras, como o bege.
– Evite manter muitos livros no quarto de dormir, de qualquer assunto, porque biblioteca não combina com quarto. Evite principalmente jornais e revistas.
– Objetos alegres, símbolos de poder espiritual e plantas saudáveis, sem espinhos e pontas pontiagudas favorecem a harmonia.
– Almofadas e tecidos sedosos e/ou brilhantes, tapetes coloridos e de boa aparência favorecem e aconchegam o ambiente.
– A cama, se possível, deve ficar posicionada de frente para a porta de entrada do cômodo, porém, não na mesma direção, pois o local diante da porta costuma ser o menos tranqüilo, sendo constantemente movimentado com a entrada e saída do ambiente.
– Evite no quarto espelhos que reflitam você dormindo.
– As cadeiras devem sempre ter números pares.
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviço:
Stela Vecchi
Consultora de Feng Shui Lógico
Livros publicados:
-Feng Shui Lógico, Ícone Editora, 2004
-No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um novo começo, Edição de Autor, 2006
-O Caminho da Sabedoria