Escolher os vestidos para damas de honra é uma tarefa tão importante quanto escolher o vestido de noiva. O vestidinho precisa combinar com o porte físico e estilo da criança e com o evento, levando em consideração o clima, local, horário e a formalidade da festa.
O que você encontra nesta matéria
“A daminha não precisa combinar com a decoração da festa, pelo contrário, damas não fazem parte da decoração e sim da cerimônia”, avisou Alessandra Rebek, consultora de moda da Sublíssima Noivas.
A costureira Sandra Moura lembrou que o vestido da daminha precisa combinar com a festa e com o vestido da noiva, mantendo o jeito de criança. “Não gosto do vestido da dama igual ao da noiva, porque quebra a surpresa da entrada da noiva”.
A estilista Emannuelle Junqueira explicou que não há necessidade de seguir nenhum tema, a noiva deve apenas procurar detalhes delicados. “A daminha tem esse papel justamente por ser criança, portanto, tem que ter um charme infantil”.
Cada detalhe de acordo com a idade
Saber a idade da criança é um dos itens mais importantes antes de escolher um vestido que combine com ela. Analise se a criança é pequena, se possui entre três e sete anos, ou um pouco maior, com idade entre oito e 12 anos.
“Se for uma criança pequena, é importante que esteja vestida e produzida, incluindo cabelo e arranjo, de acordo com o estilo da festa. Já as meninas maiores, nessa idade, não querem se sentir crianças, mas também não devem parecer mulheres. Vestidos mais à vontade, fluidos e que não marcam o corpo ficam lindos”, recomendou Emannuelle.
A estilista Danielle Benício indicou tecidos leves, aplicações de borboletas e flores e rodas mais fartas, como o tule, para as crianças pequenas. Já para as maiores, ela citou uma roda mais discreta, com poucas cores e tecidos bem nobres, como o tafetá de seda pura.
“O comprimento deve ser sempre no tornozelo e as mangas optativas. Quando o casamento for na praia, não use tecidos pesados, opte por cambraia, organza e chiffon. Quando for no campo, use tecidos estampados e suaves, como organza, rendas rústicas, tule e piquete”, recomendou o estilista da Black Tie.
Detalhes delicados e infantis compõem o visual da daminha
A costureira Sandra Moura faz vestidos para as daminhas em crochet e explicou que o vestido em crochê pesa mais que um vestido comum em tecido. Para as noivas que gostam de inovar sem perder a elegância, é uma opção criativa que acrescenta um diferencial na cerimônia.
Sapatos
O sapato deve ser sempre mais claro que os vestidos. Brancos e off whites, sem detalhes e tipo sapatilha são as indicações de Danielle, que indicou também uma meia fina no mesmo tom para acompanhar.
“Sapatilhas sempre. As minhas daminhas usam sapatilhas iguais as de ballet. Elas amam”, comentou Emannuelle.
Segundo o estilista da Black Tie, quando a daminha é mais nova, deve usar sapatos estilo boneca. Já para as adolescentes, o estilo scarpin ou peep toe e Chanel de salto mais baixo são indicados. “O sapato pode ser revestido de pelica bem fina ou, quando o casamento ocorre em um recinto fechado, forrado de tecido”, palpitou.
Alessandra apostou em sapatos rasteiros, tipo Moleca e sapatinhos de verniz. “A cor ideal é branca. Em alguns casos, quando a noiva optar por vestidos de cores diferenciadas, o interessante é mandar forrar uma sapatilha com o mesmo tecido usado no traje”, concluiu.
Dicas de modelos de vestidos de acordo com o horário do casamento
Diurnos
Vestidos com tecidos leves e pouco volume. O comprimento deve ser acima do joelho. Saia tipo balonê, organza e bordados em linha. A renda renascença é ideal para os casamento durante a manhã. Temas florais e borboletas são indicados para o dia e à tarde. Manga curta ou tipo regata e cores sóbrias. Evite brilhos.
Noturnos
Vestidos com brilho, fitas, laços de cetim, mini pérolas, rendas, cintura marcada e cores mais fortes. Detalhes em cristal, com faixa na cintura e bordados. O comprimento deve ser abaixo do joelho, preferencialmente no tornozelo. O tafetá de seda pura tem um leve brilho, por isso, também é indicado. Mangas curtas, muito volume e tecidos brilhosos, como o organza cristal. Os acessórios da cabeça podem ser mais elaborados.
Sugestões de modelos de vestidos para damas de honra
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviços:
Black Tie
(11) 3067-4600
Danielle Benício Alta Costura
(31) 3264-0153
Emannuelle Junqueira Mariage
(11) 3062-4112
Sandra Moura
(21) 2605-5409
Sublíssima Noivas
(11) 3313-8255
Victoria Alta Costura
(11) 5052-3591