Quem disse que depois que passa o casamento o vestido de noiva precisa ficar guardado até estragar? Existe uma maneira de utilizá-lo em outras festas: reformando o vestido de noiva, transformando a peça e acrescentando detalhes que o transformarão em uma roupa clássica e elegante.
A consultora de moda e estilo Bia Kawasaki recomenda que as clientes comprem os vestidos de noiva ao invés de alugar, por achar um desperdício. “Se usarmos a imaginação, poderemos confeccionar um modelo simples, atemporal, com ótimo caimento, que após de ser reformado, se transformará em um branco básico e poderá ser usado em diversas ocasiões, como formaturas, festas de gala, casamentos e bodas”, opinou.
O que você encontra na matéria
Bia aprendeu com as próprias experiências e contou que desenhou seu próprio vestido, um modelo simples de seda pura. Depois que casou, contratou uma artista plástica e pintou flores de diversos tamanhos no vestido em tons de amarelo, ocre e marrom. “Ficou muito chique. Já usei meu vestido de noiva reinventado em três festas. Foi um sucesso! Também fica muito bom se tingir o vestido de uma cor bem escura lisa”, lembrou.
Reformando o vestido
A primeira escolha importante é o modelo do vestido. Bia Kawasaki ensinou as perguntas que as noivas devem se fazer antes de reformar o vestido: verificar se ele é feito de fibras naturais (como seda pura, por exemplo), checar a modelagem, ver se a cauda é removível e se poderá ser retirada depois da festa, analisar se o comprimento poderá ser mudado, se as mangas sairão, quais os bordados poderão ser retirados sem marcar o tecido e se a renda será tirada.
“Primeiro de tudo vale a pena cortar e deixar na altura do joelho. As noivas mais ousadas podem tingir, já que as fibras naturais podem trocar de cor. Tire apliques e bordados”, recomendou a consultora de imagem Sabina Donadelli.
Uso de acessórios
Bia indicou o uso de acessórios para variar o estilo do modelo. Faixas coloridas confeccionadas com o mesmo tecido do vestido, broches de flores, colares, barrado colorido do mesmo tecido ou renda e bordados de pedrarias coloridos são algumas das opções sugeridas pela consultora.
“Encurtaria o comprimento e deixaria a peça bem simples”, falou a consultora de moda e estilo Sonia Style, complementando que eliminaria tudo o que estivesse em exagero, como rendas, brocados, tules e plissados. “Lembre-se que um clássico é um clássico, não pode ser atualizado e sim transformado em um modelo que possa ser usado em qualquer ocasião”, acrescentou.
Transformar o vestido em um tubinho. Essa foi a ideia apresentada pela personal stylist Lilian Lacerda. Para ela, o tubinho modela o corpo e esteve presente nas passarelas recentemente, o que possibilita o reaproveitamento da peça. A profissional ressaltou que a reforma deve ser avaliada antes por profissionais.
Um vestido simples de tecido leve é a aposta da estilista Francielle da Maia, que aconselhou um look com acessórios atuais, jóias ao gosto da noiva e corte reto em estilo clean, para formar um visual mais formal.
Opções para reutilizar o vestido de noiva não faltam, basta criar e ousar para arrasar.
Dicas para transformar o vestido de noiva em uma peça clássica
(elaboradas pela consultora de estilo Amanda Medeiros)
- Mude o comprimento do vestido. No caso de um longo com calda, escurte-o até transformá-lo em um longuete.
- Retire todos os grandes ornamentos da peça, como rendas e bordados e deixe o vestido mais liso e moderno, valorizando o corte e o caimento.
- Para dar um ar de festa, aumente o decote, aprofunde um pouco e deixe a peça com uma aparência mais sensual, o que geralmente é evitado pelas noivas.
- Complemente com acessórios agigantados, como colares, pulseiras e anéis que deem um tom mais ousado à composição.
- Procure uma tinturaria para modificar a cor do vestido e fazer com que ele perca qualquer vestígio de casamento.
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviços:
Amanda Medeiros
Bia Kawasaki
Francielle da Maia
Lilian Lacerda
(11) 3082-5066
Sabina Donadelli
Consultora de imagem
Sonia Style
Personal Stylist
(11) 3487-6169