Uma analogia muito popular na Índia diz que o casamento é como uma chaleira cheia de água. Os noivos casam quando a água está fria e têm toda uma vida para fazê-la ferver.
Apesar da diferença de costumes e tradições, é possível trazer um pouco da cultura indiana ao Brasil e organizar um casamento temático inspirado nas cores alegres e texturas diferentes da Índia.
O que você encontra nesta matéria
O casamento indiano dura de três a sete dias. A cerimônia acontece em um palco, com duas poltronas ou um sofá para o casal. Também são colocadas poltronas para os pais, que sentam ao lado dos noivos.
Os empresários Lakhi Daswani e Mansha Daswani, do Restaurante Tandoor, explicaram que a decoração do mandap (altar) inclui flores e tecidos de seda que combinam com a roupa da noiva, que normalmente é na cor vermelha ou cores fortes, como rosa e laranja.
Convites
As cores e os desenhos do convite devem mostrar uma prévia do que os noivos planejam para a festa de casamento. Os indianos gostam muito dos tons dourados e prateados, com a mistura de outras cores, como verde, vermelho e bordô.
Decoração indiana
Toda festa indiana tem que ter muitas flores, pois elas representam a religiosidade. Sempre multicoloridas, são oferecidas às divindades hindus e outras diversas religiões regionais.
As cores da decoração podem seguir o convite enviado anteriormente aos convidados, seguindo tons dourados ou prateados, juntamente com cores fortes, como o verde, vermelho e bordô.
Na opinião do chef e proprietário do Tantra Restaurante, Eric Thomas, alguns objetos não podem faltar, como pufes revestidos de veludo, tenda de tecido chiffon na cor bordô, lamparinas de ferro, mesa de centro de ferro ou bambu, almofadas de patchwork, toalhas douradas, velas suspensas, imagens e estátuas de Buddah, poltronas com tecidos indianos, velas flutuantes e peças de vidro com água, na entrada da festa, como oferendas ao Deus Ganesh.
Para enfeitar o centro das mesas dos convidados, velas e pétalas de rosas na água, fotos dos Deuses Krishna e Radha, nomes de cidades do Oriente, dos Deuses ou de pontos turísticos conhecidos da Índia, escritos em pequenos papéis sobre as mesas.
Bolos de casamento indiano
“O bolo pode ser temático também, com pasta americana branca e desenhos de renda em vermelho ou dourado”, citou Thomas, lembrando que o Tantra lançou três CDs com música ambiente e pista de dança estilo étnico.
Vestido de noiva
O vestido da noiva, normalmente é o tradicional saree, feito de algodão ou seda, com bordados, lantejoulas, brilhos e miçangas. O buquê da noiva pode seguir a mesma linha oriental, com muitas rosas ou orquídeas, com especiarias que vem da Índia, como o Anis (que é em formato de flor), cravinhos para espetar no caule ou nas flores e louro no lugar das folhas ou ramificações verdes.
Cultura indiana
As lamparinas flutuantes têm forte presença nas festas indianas, porque simbolizam a mensagem de que todos devem remover a escuridão da ignorância. As deepaks são consideradas um símbolo da alegria, pois, o óleo queimado nela, representa o poder da vida. São feitas de cerâmica e representam o corpo humano, porque os indianos acreditam que assim como o barro, o ser humano veio da terra. Um salão de festas decorado com deepaks, além de iluminado, transmite harmonia.
O desenho do elefante é um símbolo importante na Índia, pois representa o Deus Ganesha, que é o primeiro a ser reverenciado nos rituais hindus. Os indianos colocam a imagem nas portas dos templos e das casas, com o intuito de proteção.
Na Índia, é costume fazer oferendas a Ganesha, para atrair boas energias. Os indianos fazem seus pedidos e colocam velas flutuantes sobre o espelho d´água. Essa ideia pode ser adaptada ao salão de festa, para que os noivos e seus convidados façam seus pedidos no dia do casamento. Cada convidado deve receber uma vela, para fazer seu pedido e colocar na água.
Rituais
Na Índia, existe um ritual chamado Saat Pheras, que é o mais importante no casamento indiano. O casal anda em volta de uma fogueira sete vezes seguidas. Esse ritual pode ser feito ao ar livre, junto com um show de malabares. Garantia de entretenimento para os convidados e sorte para os noivos.
“Não pode faltar no casamento indiano a cerimônia de fogo e todos os passos pertencentes ao cerimonial védico que estão em sânscrito, o sacerdote (pandit) ou sacerdotiza (panditain) brâmane que realiza a cerimônia em sânscrito”, frisou a cantora indiana Meeta Ravindra, que possui um templo chamado Dharmakshetra (Caminho do Dever), em São Paulo, onde realiza as cerimônias védicas de casamento e comemorativas do calendário hindu.
O Tantra realiza o ritual do fogo sob uma tenda de chiffon e um tapete de pétalas de rosas. Os noivos entram descalços e recebem uma coroa de flores, junto com os padrinhos. Um guru (cerimonialista) celebra a união, decorada com muitos incensos e velas. “A cerimônia depende da noiva, mas orientamos que seja curta, em respeito aos convidados”, orientou Eric Thomas.
Outra opção é oferecer um show de Bhangra e Bollywood Dance, que são danças típicas indianas. Dançarinas, coreógrafas e bailarinos podem dançar junto com os noivos no dia do casamento. Essa dança é muito comum nos casamentos da Índia, onde as batidas são acompanhadas por palmas, cantos e gritos.
O Grupo Bollywood Groves Brasil faz shows e apresentações em festas de casamento. “Bhangra é um ritmo de música, cujo principal instrumento é o dhol, uma espécie de tambor. Ele consiste em vários movimentos das mãos, dos pés e dos ombros de acordo com o ritmo. Já o Bollywood Dance é um estilo moderno e as músicas são tiradas dos filmes indianos”, explicou a bailarina e coreógrafa Patricia Romano.
Tatuagem de Henna
Uma atividade tipicamente indiana é o terceiro olho no meio da testa. Durante a festa de casamento, os convidados podem pintar o tradicional sinal entre as sobrancelhas. Na Índia, cada cor possui um significado. Para as mulheres casadas, a cor é vermelha.
Outra tradição na Índia, que não pode faltar nos casamentos, é a tatuagem de henna. São feitas tatuagens nos pés e nas mãos das mulheres, pois, os indianos acreditam que elas são uma forma de demonstrar força e feminilidade, além de trazer sorte e saúde. Além de embelezar os convidados, os noivos levam um pouco da prática oriental para a festa.
A administradora Aline Frota, da Bá Bé Bi Eventos, explicou que o pó de henna é misturado com água e se transforma em tinta, que é aplicada na pele e dura alguns dias. “A aplicação não dói nada. Geralmente os convidados escolhem desenhos que simbolizam energias positivas, sorte e saúde, segundo a tradição indiana”, contou ela.
Aline falou também que na Índia as mulheres pintam as mãos e os pés, mas no Brasil, os noivos e convidados escolhem também outras partes do corpo, como pescoço, costas e pernas.
Lembrancinhas
Na entrada de um dos rituais do casamento indiano, chamado Sangeet, as mulheres recebem uma pulseira de flores ou pulseiras coloridas e os homens recebem um pano colorido para amarrar no punho. As mulheres também recebem uma cartela de bindhi (terceiro olho). “Essas lembranças podem ser distribuídas durante a festa, para torná-la mais alegre e colorida”, indicou a empresária Mansha Daswani.
Para os convidados levarem para casa, as opções são bem criativas: ímãs com fotos de Deuses indianos, caixa com tabaco indiano ou bonecas de biscuit vestidas com sarees, com braços compridos, para colocar pulseiras e anéis.
No Brasil, as opções de lembranças temáticas são enormes, mas a indiana Meeta Ravindra lembrou que na Índia, não são dadas lembrancinhas aos convidados, apenas caixas de doces típicos.
Serviços:
Bá Bé Bi Animações e Eventos
(21) 2278-7922
Be a Baker
Bollywood Grooves Brasil
Natyalaya – Escola de Danças Clássicas Indianas
Cakes by Ann
Djalma Reinaldo
Cake designer
Katmandu
Rua 25 de Março, 509, Centro, São Paulo, SP
(11) 3322-1906
Lar e Cor Design
Rua Barão do Rio Branco, 542, Centro, Criciúma, SC
(48) 3439-4814
Meeta Ravindra
Cantora indiana
(11) 4339-1859 e 4339-2134
Manassas Cakery
Restaurante Tandoor
Rua Dr. Rafael de Barros, 408, Paraíso São Paulo, SP
(11) 3885-9470
Restaurante Tantra
Rua Chilon, 364, Vila Olímpia, São Paulo, SP
(11) 3846-7112