A Cerimônia de Areia ou Cerimônia de União da Areia (Unity Sand Ceremony) é uma tradição com muitos simbolismos.
Cada um dos noivos segura um pote de areia com uma cor diferente e mistura em um único jarro. A ação representa a união de duas pessoas e de duas famílias com um objetivo em comum que é criar um elo inseparável e uma nova família, como simbolizam os grãos de areia que se misturam e se tornam inseparáveis.
O que você encontra nesta matéria
O recipiente simboliza o relacionamento do casal e a vida juntos. A união das areias que se misturam formam os sonhos, as esperanças, os planos em conjunto e os valores compartilhados, que unificam a vida dos dois. Esse ritual possui como objetivo simbolizar a união das duas pessoas através do casamento.
O que é a Cerimônia de Areia?
É um ritual que celebra a união de um casal. Cada pessoa segura um vaso com uma areia de cor diferente e o casal despeja junto o conteúdo de seus vasos dentro de um recipiente maior. As areias coloridas se misturam representando as duas pessoas se comprometendo a ficarem unidas através do matrimônio.
Na opinião do jornalista e celebrante de casamentos Marcos Lopes, o ritual também simboliza a união das famílias, pois o casal também precisa conviver com a família do outro, por isso, é possível incluir a participação dos familiares no ritual. “Eu deixo o casal à vontade para escolher quem vai participar da cerimônia mas a minha sugestão é que sejam os pais e os irmãos, se houverem, para representar as famílias”.
Segundo ele, cada pessoa escolhida pelo casal deve ser representada por um pote com areia colorida. Cada um deve colocar o conteúdo do seu pote dentro de um pote maior. “Fica muito bonito para o casal guardar e decorar a casa deles. A união das areias simboliza o amor do casal que é inseparável”.
A história e o significado da Cerimônia de Areia
A Cerimônia de Areia surgiu na década de 1980, nos Estados Unidos, como uma alternativa para os casais que queriam substituir a Cerimônia das Velas. Seguindo a tradição católica, muitos sacerdotes realizam a cerimônia religiosa pedindo ao casal que carregue velas individuais e que, juntos, acendam uma vela maior central na mesa do altar da igreja.
A ideia surgiu de casais que queriam realizar a cerimônia fora da igreja substituindo a Cerimônia das Velas por outra que tem simbolismos e significados relacionados à união, ao amor e à afetividade.
O ritual original da Cerimônia de Areia surgiu dentro do Catolicismo e do Cristianismo, porém, ao longo dos séculos ele foi mudando e sendo adaptado aos locais das cerimônias de casamento e hoje é utilizado em variados estilos de celebrações ao redor do mundo.
Lopes, que trabalha há 13 anos na área de casamento e realiza em média dez casamentos por mês contou que os rituais e os procedimentos realizados durante a celebração são resultados de uma conversa entre o casal e o celebrante para definirem como o evento será conduzido.
– Não existe um padrão pré-definido, o casal é que define os detalhes da celebração. Os discursos variam de acordo com as religiões, crenças, os gostos e desejos do casal. O papel do celebrante é conduzir da melhor forma trazendo ideias que casem com aquilo que os noivos pediram – detalhou Lopes.
Quem celebra esse tipo de cerimônia
A Cerimônia de Areia é realizada por um celebrante ou juíz de paz em um local especialmente escolhido pelo casal – podem ser locais abertos ou fechados, como praia, campo ou salão de festas – e pode conter orações, uma seleção de trechos literários preferidos dos noivos, troca de votos nupciais, poesias, aspectos religiosos e até contar a história do casal.
Dentre as celebrações feitas por Lopes 30% dos casamentos incluem a Cerimônia de Areia.
A celebrante de casamentos e juíza de paz Alessandra Toquetao, que trabalha na área há 24 anos, afirmou que a maioria dos casais pede esse tipo de cerimônia. “As minhas cerimônias são personalizadas, eu conto a história do casal de forma descontraída ou tradicional, como eles escolherem. Eu realizo a Cerimônia de Areia após a troca das alianças”, explicou a profissional, que realiza uma média de oito casamentos por mês.
Organização do ritual
Para realizar esse tipo de ritual é importante pensar na localização do evento. Essa cerimônia exige um espaço com uma mesa pequena para o conforto dos noivos e do celebrante.
Para o ritual é necessário apenas areia (pode ser colorida ou a cor natural), dois vasos pequenos transparentes ou duas taças de vidro e um vaso ou jarro grande transparente que caiba o conteúdo dos dois vasos menores. Os vasos podem ser de cristal, Murano (tipo de vidro com técnica artesanal italiana), vidro, acrílico ou plástico.
As areias podem ser compradas em petshops (use as areias especiais colocadas no fundo de aquários), lojas de artesanato, de material de construção e até em lojas especializadas em jardinagem.
O vaso com a areia fica de presente para os noivos após o término da cerimônia e o casal pode colocá-lo para decorar a casa onde morarão, como lembrança para recordar desse momento especial.
Quanto custa a Cerimônia de Areia
O valor desse tipo de ritual pode ou não estar incluso nas cerimônias realizadas pelos celebrantes e juízes de paz. Os noivos precisam perguntar o que está incluso na celebração do casamento antes de contratar o serviço.
O valor da celebração de um casamento por um celebrante, juiz de paz ou um mestre de cerimônias (locutor de eventos) pode variar de R$1.500 a R$5 mil. O valor varia de acordo com os serviços contratados, o tempo de duração da cerimônia e o local do evento.
Documentos necessários para a legalização da união
Segundo a juíza de paz Alessandra Toquetao para que o casamento tenha efeito civil o casal precisa comparecer ao cartório após a celebração para solicitar a certidão de casamento. Para solicitar a documentação, o casal precisa apresentar a certidão de nascimento atualizada (expedida há menos de 90 dias), o comprovante de residência, o RG e o CPF originais. É necessário também o requerimento do celebrante habilitado e o comparecimento de duas testemunhas que apresentem o RG ou a CNH original.
Sugestões de vasos para a Cerimônia de Areia
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviços:
Alessandra Toquetao
Celebrante e juíza de paz
São Paulo, SP
Marcos Lopes
Celebrante de casamentos e eventos sociais
São Paulo, SP