Política de Cookies
quarta-feira, abril 24, 2024
Mais

    Respeito

    R-e-s-p-e-i-t-o.

    No ano de 1967 a cantora Aretha Franklin ficou famosa ao lançar uma música que fala sobre a necessidade de receber, doar e se fazer respeitar. Esta música virou hino para muitas mulheres na época e tema de diversos filmes ao representar uma fala interior contida em muitos relacionamentos, que perdura até a nossa atualidade.

    Afinal, o que é respeito em uma vida a dois?

    O que significa respeito para você?

    O ato de respeitar o outro inicia dentro de nós mesmas e o reflexo do parceiro escolhido para servir-lhe de espelho nos aprendizados necessários na sua jornada terrena demonstra o quanto de respeito você cultiva dentro de si. A partir do que se cultiva, se atrai para uma relação.

    Respeito significa despir-se de suas expectativas e do controle sobre o outro e aceitá-lo em sua integridade, com as suas qualidades e os seus defeitos. A aceitação do outro, incluindo seus erros e acertos, torna você praticante do respeito.

    O que não significa ser submissa ao companheiro. O ato de respeitar as suas escolhas traz a liberdade de deixá-lo ser autoresponsável por seus atos. O que também a torna autoresponsável por suas escolhas, incluindo a escolha de estar com ele.

    Não existe perfeição mas é importante compreendermos que em um relacionamento a dois o respeito é o primeiro passo – e o mais assertivo – a se cultivar.

    Pode parecer desafiador observar o outro fazer o que não nos agrada mas é nesse momento que lembramos a desnecessidade do controle do outro, pois o outro não precisa ser o que queremos que ele seja mas o que ele quer ser. É neste momento que conseguimos ver com clareza o que escolhemos para nós.

    O relacionamento certo para cada um de nós é aquele em que o respeito é mútuo, cabendo a cada um apenas a confraternização do amor, da paciência, da compaixão e do aprendizado através da observação do outro, principalmente. Evitando julgamentos, apontar de dedos, tentativa de controle do outro, chantagem para se conseguir o que apenas um deseja e etc.

    Todos possuímos expectativas para com a vida a dois e sonhar não é proibido mas alcançar os seus sonhos através da imposição não é o caminho correto de se chegar lá.

    Quando há respeito entre ambos, o casal se torna soma e cresce também o amor próprio e o individualismo, sendo desnecessário qualquer nível de dependência emocional para com o outro, ou seja, a escolha em estar juntos se faz através da soma do que ambos promovem um ao outro quanto ao bem-estar – sem expectativas, no momento presente, no agora.

    É vivendo dessa forma que se alcança os sonhos, com respeito ao outro e a si mesma, pois é doando ao outro o que desejamos que ele faça para nós que alcançamos um relacionamento harmonioso.

    Um abraço com carinho,

    Raquel Toledo

    Precisa de uma ajudinha no seu relacionamento? Entre em contato e vamos olhar para vocês como indivíduos e como casal, a fim de reequilibrar o que está em desarmonia.

    Publicidadespot_img

    FAVORITAS

    Mais recentes