Política de Cookies
terça-feira, julho 16, 2024
Mais
    InícioColunasPhotos e GrafiasLuz natural na fotografia do casamento na praia

    Luz natural na fotografia do casamento na praia

    Luz, fotos e ação. Casamentos na praia. A natureza e a beleza com todos juntos: noivos e convidados.

    Ar puro, pé na areia ou bem próximo à praia. A brisa do mar e um belo fim de tarde fazem do casamento na praia momentos inesquecíveis, tanto para os convidados como para os noivos.

    Fotografias lindas saem da mistura de luz natural e o flash da câmera. Dependendo da época do ano, e um dia mais quente com sol e sem chuva, as fotos são verdadeiros incentivos para os que estão querendo se casar, estão se preparando ou para uma linda comemoração das bodas do casamento.

    O reflexo da entrada de luz na lente, que chamamos na fotografia de flare, acontece quando a luz entra na lente da câmera fotográfica, chega no sensor e irradia para fora. Nós conseguimos ver nitidamente na imagem os raios de luz mais fortes e expandidos. Se essa luz for bem planejada no momento, ela contribui com fotografias lindas, pois é capaz de realçar os raios do sol em um final de tarde, levando literalmente luz aos noivos.

    O mais curioso de tudo é que quando aprendemos e ensinamos nas aulas de fotografia o que é flare, explicamos como se fosse um defeito e não como um recurso que embeleza. Isso acontece porque a luz invade e entra na lente e se ela não estiver muito bem posicionada, tira todo o foco dos noivos ou do objeto fotografado.

    Por isso esse “defeito visual” passou a ser usado usado com criatividade e bom gosto, se tornando normal e costumeiro no meio da fotografia e do cinema, transformando-se em efeito e deixando de ser um defeito. Teoricamente o flare – a entrada de luz na câmera – causa manchas nas fotos e imagens, por isso, é preciso saber usar certinho, para virar uma arte, uma beleza natural. O que seria uma foto “manchada”, vira uma foto inesquecível, com raios de luz de beleza única. Hoje em dia consegue-se esse efeito inclusive em softwares de edição de fotos e vídeo.

    Silhuetas, luzes, foco se misturam e a beleza nas fotos impera e predomina.

    Para casar na praia os noivos precisam de alguns detalhes que fazem a diferença e ajudam muito os fotógrafos. A partir das 16 horas é um bom horário para o início da cerimônia ao ar livre, uma vez que, em dias de sol, a luz começa a baixar e os raios solares de final de tarde ficam mais intensos e ajudam muito nas fotografias.

    Escolher o local certo para posicionar a mesa e a bancada da cerimônia é de muita importância. Nada melhor do que os convidados assistirem e abençoarem o casamento, com os noivos na frente do mar e o final de tarde acontecendo simultaneamente.

    Lembramos também que o sol abaixa rápido e a cerimônia tem a necessidade de ser e estar bonita, clara, objetiva, com palavras edificantes, sábias, singelas, abençoando e que todos estejam alinhados – fotógrafos, noivos e a pessoa que está realizando a cerimônia – para aproveitarmos a luz natural e fazermos as fotos dos noivos com os convidados e o casal no pôr do sol.

    Tudo muito lindo! Por se tratar de um trabalho em conjunto, a equipe de foto e vídeo conta com a colaboração de todos os organizadores do casamento, pois com a ajuda dos profissionais, a luz fica afinada e certa, para a festa feliz e harmoniosa com fotos e vídeos certamente bonitos, dando aquela vontade de casar de novo.

    A decoração e as luzes estando em harmonia, ou seja, decorador, organizadores e fotógrafos conversando e trabalhando juntos, fazem acontecer um casamento gostoso, confortável e com fotos que traduzem a energia e o aconchego da festa do casamento.

    A garantia de um clima gostoso, com uma luz uniforme, onde os convidados serão servidos e atendidos de maneira alegre, descontraída e acolhidos na festa, faz toda a diferença, pois o ambiente e a decoração traduz muito a vibração do casamento. Noivos e noivas podem ajudar a cuidar com carinho da sua recepção nesse dia tão especial.

    Quando o ambiente está muito escuro, com pouca luz, aparenta um clima intimista na hora da festa, porém nas recordações as fotos ficam mais escuras e nem sempre a energia e as emoções são captadas, devido à pouca luz do local.

    Para os profissionais da fotografia, se o casal quer muito um ambiente mais escuro com luz de velas trazendo o romantismo à tona, elas darão um aconchego, uma elegância e o quentinho da luz amarela, ainda mais sendo um casamento na praia e trazendo a luz do sol para a recepção no casamento, mesmo quando já chegou a noite.

    Lembre-se de combinar a luz de velas com outras luzes quentes, com mais potência de iluminação para deixar um ambiente claro e cheio de um quentinho gostoso e romântico, para combinar casamento na praia, energias de amor e carinho no ar.

    Recomendamos também uma segunda equipe ou um segundo fotógrafo enquanto ainda temos a luz do dia. A equipe número dois de foto e vídeo vãai para o local da recepção e faz as fotos com a iluminação do ambiente e das velas, sem os convidados. O ambiente e os detalhes da decoração saem produzidos e bem registrados nas recordações, nas fotografias do casamento.

    Mesmo com duas equipes trabalhando full time na cerimônia e na decoração, se os noivos fazem muita questão de um ambiente escurinho, deixem as luzes mais escuras e o clima rolar no local da recepção durante um pequeno tempo, enquanto os convidados se ajeitam e se sentam em suas mesas.

    Após esse período, ao começar a servir o buffet, deixem a luz uniforme, com as luzes das velas e a luz mais amarela de iluminação do ambiente com mais potência. O lugar ficará claro, charmoso, como já comentamos, agora pouco; com aquele cheirinho de brisa do mar que estará presente na recepção do casamento com certeza. Que delícia!

    Além dos convidados enxergarem e saborearem o buffet, a família e os amigos dos noivos vão se ver melhor, conversar, interagir e muito mais. Não ache que com um ambiente escuro está fazendo um clima gostoso e confortável; pelo contrário, os convidados não se enxergam, não conversam e não interagem direito entre eles.

    As equipes de foto e vídeo registram todos os momentos enquanto os convidados se deliciam com o buffet e conversam, confraternizam, se reencontram, se conhecem, e saboreiam o quitutes e iguarias, se  divertindo e curtindo a festa, aproveitando todo o carinho da recepção dos noivos.

    Nós, enquanto equipe de foto e vídeo, ficamos bem quietinhos no aguardo da finalização do desfrutar das maravilhas do buffet e coquetel dos noivos.

    Nem todos os convidados gostam de serem fotografados comendo. Alguns são indiferentes e até bastante espontâneos e divertidos, outros não se sentem à vontade, portanto, vamos nós, equipes de profissionais aproveitar os noivos e fazer fotos em outros ambientes e locais e dos convidados que estejam disponíveis no momento.

    Estamos falando de casamento na praia, lembram-se? Vamos aproveitar o final de tarde com o pôr do sol para fazer fotos ao ar livre com os noivos, familiares, padrinhos e madrinhas e aproveitar bastante a luz natural e a rapidez com que ela se vai. Logo já começa a escurecer e aí então é sempre bom deixar um cantinho iluminado pronto para fotografarmos os noivos e convidados quando a noite chegar.

    Todos alegres, felizes, bem acomodados, com conforto e alegria! Temos noivos que adoram compartilhar os seus melhores momentos durante a retrospectiva do relacionamento, onde alegrias, lágrimas e emoções mexem com os corações de todos. É uma parte bem gostosa e apreciada da festa também. Risos e lágrimas mostram que é muito bom viver, recordar e seguir em frente!

    Agora chega a vez do DJ, da banda e preparem-se! A playlist dos noivos está no ar! Para todos dançarem, curtirem, os que estão descalços por ser na praia continuam, os que estão com seus sapatos e saltos, alguns tiram, outros mantém-se no salto, chinelos, rasteirinhas, vale tudo.

    Está rolando a festa! Danças, músicas, abraços, passinhos, coreografias, tudo vale a pena quando a alegria, o carinho, o amor e a união estão bombando nos corações, nas emoções e nos sentimentos livres, leves e soltos.

    Em homenagem aos nossos clássicos compositores e cantores brasileiros da Bossa Nova Tom Jobim e Vinicius de Moraes, adaptando aqui, ao artigo com muito carinho, respeito e um orgulho saudável, pela nossa música popular brasileira. Uma versão estilo casamento da famosa e renomada música Garota de Ipanema.

    “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
    São eles noivos, família e convidados
    que vem e que dançam, celebram, brindam e comemoram todos juntos
    Num doce balanço
    Na praia, pertinho do mar
    Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
    Ah, se os noivos soubessem, que quando eles dançam
    A festa inteirinha se enche de graça
    E fica mais linda por causa do amor”

    Para todos que vivenciaram juntos através da leitura deste artigo, no Portal Ponto dos Noivos, a mistura de lembranças, fotos, festas, cuidados, carinhos e luzes nos casamentos na praia, um feliz amor! Muita saúde e alegrias para cada um!

    Andreia Arbex

    Publicidadespot_img

    FAVORITAS

    Mais recentes