O “casal 20” Sylvinha e Eduardo Araújo são cantores do movimento cultural brasileiro chamado Jovem Guarda, que surgiu na década de 1960 e envolveu diversos músicos e cantores do país, como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. O movimento foi inspirado no rock and roll e no soul.
Os dois começaram a carreira quando eram muito jovens, trilharam uma carreira juntos, apresentaram o programa O Bom na TV Excelsior, se apaixonaram, se casaram e tiveram os filhos Edu Luke e Mônica Araújo.
Os cantores receberam a jornalista Vanessa Guimarães e a fotógrafa Andreia Arbex em sua residência com muita simpatia e demonstraram durante toda a entrevista o segredo primordial para manter um casamento feliz: companheirismo.
Mostrando o carinho que um tem pelo outro, Sylvinha e Eduardo contam um pouco sobre seu relacionamento durante os quase 40 anos juntos e aproveitam para divulgar o CD e DVD da gravadora Number One Music, “40 anos de Jovem Guarda”.
Essa entrevista foi realizada em 2007 e fica a nossa homenagem à saudosa Sylvinha Araújo, que morreu em 2008.
Ponto dos Noivos – Como vocês se conheceram, na época da Jovem Guarda?
Eduardo – Fui gravar um programa de TV e ouvi a Sylvinha cantando pela primeira vez. No outro dia, eu e Sylvinha fizemos uma gravação juntos e foi quando realmente nos conhecemos. Um tempo depois, fui convidado para apresentar um programa televisivo e fiquei sabendo que eu teria uma colega de trabalho. Eu insisti para que conhecessem a Sylvinha, pois queria que ela fosse apresentadora junto comigo. Eu não sabia que, coincidentemente, ela já tinha sido contratada antes mesmo da minha indicação.
Ponto dos Noivos – Como foi o período de namoro?
Eduardo e Sylvinha – Quando namorávamos, ninguém podia saber que estávamos juntos. Os fãs não gostavam que os ídolos estivessem comprometidos, queriam que estivéssemos disponíveis.
Ponto dos Noivos – Como foi o casamento?
Sylvinha – Só divulgamos o casamento pouco tempo antes da cerimônia. O padre não queria que comentasse que seria na Igreja da Consolação, em São Paulo. A filmagem do casamento foi feita em quadros preto-e-branco e sem som, pois na época não tinha filmadora. Não existia cerimonial e nem serviços especializados para casamento, fomos nós que organizamos tudo.
Eduardo – Quando chegamos, a igreja estava lotada de fãs e não tinha espaço para os convidados e padrinhos. A Sylvinha chegou na limusine do Roberto Carlos. O apresentador Roni Von, que era um dos padrinhos, entrou com a Sylvinha e o pai dela na igreja. A cantora Vanderléia também compareceu ao casamento.
Ponto dos Noivos – Já tiveram desentendimentos no relacionamento?
Sylvinha – Todos os desentendimentos sempre acabaram bem. Todas as vezes que brigamos, fizemos as pazes logo. Nunca conseguimos ficar sem falar um com o outro.
Ponto dos Noivos – Quais foram as maiores dificuldades que enfrentaram no casamento?
Sylvinha – Acredito que no primeiro ano o desafio é constante. É preciso se adaptar à nova vida. São duas pessoas com individualidades e divergências. É necessário principalmente ter temperância.
Eduardo – Todo mundo muda com a vida, amadurece. É preciso se adaptar. Quando se ultrapassa os pontos críticos, o relacionamento fica mais forte, mais sólido. Às vezes o verdadeiro amor pode estar ao seu lado e você não percebe. É preciso ouvir o coração.
Ponto dos Noivos – Por que vocês acham que os casais atualmente brigam e terminam relacionamentos com tanta facilidade?
Sylvinha – As pessoas estão perdendo muito o respeito. Não basta tratar o outro bem, é preciso fazer parte da personalidade, incorporar um pouco o jeito de ser. Tem gente que valoriza muito o lado material, possui interesse financeiro, se preocupa com a posição social, com a mídia ou quer aparecer. No casamento, não pode haver interesses.
Eduardo – Eu não concordo com os casais que falam mal um do outro. Temos que elogiar, enaltecer as qualidades, falar bem. Mesmo em tom de brincadeira acaba criando uma situação chata. Não deve existir rivalidade. O casamento é coisa séria, divina e espiritual. São duas pessoas que passam a ser uma.
Ponto dos Noivos – Qual o lugar que mais gostam?
Sylvinha e Eduardo – Nossa casa.
Ponto dos Noivos – Qual o melhor lugar que já foram?
Sylvinha – Punta Del Este
Eduardo – Estados Unidos. Adoro neve.
Ponto dos Noivos – O que mais gostam um no outro?
Sylvinha – A força de vontade dele, é uma pessoa que assume responsabilidades, é honesto, humano, não é invejoso e não faz mal a ninguém. É um excelente marido e pai.
Eduardo – A Sylvinha é tudo. A pessoa que me modificou. Antes eu era um roqueiro bravo e agora eu fiquei calminho. Risos.
Ponto dos Noivos – Qual a música que melhor define o relacionamento de vocês?
Sylvinha – O Eduardo compôs várias músicas para mim, inclusive na época do nosso casamento. Por exemplo, “Prometo te amar pra sempre”.
Ponto dos Noivos – Quais são os trabalhos atuais?
Sylvinha – Meu CD mais recente é “Suave é a noite”. Também escrevi um livro que chama “Anjo Lilás”, da Editora Novo Século, contando um pouco sobre minha vida e minha carreira. Em agosto, durante a Festa da Música, em Canela, RS, lançaremos o CD e DVD “40 anos de Jovem Guarda”, que foi gravado no Navio Costa Vitória. Selecionamos as músicas de vários cantores que marcaram os anos de sucesso da Jovem Guarda.
Ponto dos Noivos – Quais são os projetos futuros?
Eduardo – Estou escrevendo um livro sobre a minha vida, contando desde o meu nascimento, que foi em uma fazenda. São lembranças engraçadas. Contarei sobre o período que eu morei com o cantor Tim Maia e muitas outras histórias.
*Entrevista realizada por Vanessa Guimarães em 2007
Serviço:
Sylvinha e Eduardo Araújo
www.sylvinhaaraujo.com.br
www.eduardoaraujo.com.br