Escolher o tipo de celebração e os rituais que farão parte do casamento exige uma observação do perfil de cada um dos noivos como indivíduo e como casal. As crenças, a religião ou a ausência dela e o estilo de união devem pautar as escolhas que mais representam o casal.
Os rituais e o estilo de celebração fazem parte da cerimônia de casamento e quem define a forma como ela será conduzida são os noivos. São diferentes opções de celebrações, rituais e cultos – religiosos ou não – que transformam a união em um momento único e inesquecível, reforçando os pensamentos, as tradições e culturas das famílias e do casal.
O que você encontra nesta matéria
As celebrações podem ser realizadas com ou sem a cerimônia religiosa, com ou sem efeito civil e incluir cânticos, leitura de trechos de livros ou salmos, passagens bíblicas e até contar a história do casal de forma personalizada, com a troca dos votos e das alianças.
Celebrações e rituais de casamento
A celebrante e juíza de paz Alessandra Toquetao, que trabalha há 24 anos na área e realiza em média seis casamentos por mês, contou que a Cerimônia de Areia é a mais pedida pelos casais, seguida pela Caixa de Memórias e a Cerimônia da Taça de Vinho.
Segundo a juíza de paz, os padrinhos também podem participar dos rituais para representar as famílias que estão se unindo.
“As minhas cerimônias são personalizadas, eu conto a história do casal. A celebração pode ser descontraída ou tradicional, conforme os noivos escolherem. Após a troca das alianças eu realizo o ritual solicitado”, explicou Alessandra.
O jornalista, celebrante de casamentos e mestre de cerimônias Marcos Lopes, que trabalha há 13 anos na área e celebra em média dez casamentos por mês, informou que em 30% das cerimônias que realiza, os casais escolhem a Cerimônia das Areias.
Cada ritual possui simbologias e significados especiais. Conheça um pouco mais sobre cada um antes de escolher a cerimônia ideal para o seu casamento.
1 – Baú da Felicidade
Foto: Getty Images
No Baú da Felicidade os noivos podem colocar fotos impressas, cartas, os votos do casamento e bilhetes que trocaram durante o namoro. Ele pode ser guardado ou enterrado.
Durante a cerimônia, o celebrante pode colocar bilhetes escritos pelos padrinhos e pais, guardanapos com as iniciais dos noivos e as lembrancinhas do casamento.
“O casal abrirá esse baú de recordações e declarações só após cinco anos de casados”, mostrou Alessandra Toquetao.
2 – Cerimônia da Taça de Vinho ou Cerveja
Foto: Getty Images
Se o casal for apaixonado por vinhos, esse é o ritual ideal.
Os noivos escolhem dois tipos de vinhos diferentes – de preferência cada um de uma procedência – e misturam os dois durante a cerimônia, criando um blend diferente e especial que é degustado durante a celebração.
“A união de dois tipos de vinho – o seco com o suave, por exemplo – simboliza os noivos tornando-se um só”, disse Alessandra.
3 – Cerimônia das Velas
Foto: Getty Images
Esse ritual é um dos mais tradicionais e se originou no cristianismo.
A Cerimônia das Velas pede que cada noivo acenda uma vela maior no centro da mesa. Cada vela individual pode ser trazida por um dos padrinhos ou pelos pais dos noivos e simboliza a união de duas famílias através de uma iluminação, um novo clarear.
“Nessa cerimônia cada família representa a luz de suas tradições se unindo em uma vela central, que simboliza a nova família que ali se concretiza”, detalhou Alessandra.
4 – Ritual da Troca de Chapéus
Foto: Getty Images
A troca de chapéus é um ritual criativo e moderno que simboliza a união do casal.
Os noivos usam chapéus diferentes – escolhidos previamente por cada um – durante toda a celebração e, ao final, o padre ou o celebrante do casamento troca os dois itens, pedindo que cada um use o chapéu do outro.
Essa ação simboliza o compromisso com o outro, a entrega e a empatia que o casal precisará ter a partir desse início de uma vida a dois.
5 – Cerimônia de Areia
Foto: Getty Images
Na Cerimônia de Areia cada um dos noivos segura um recipiente de vidro com areias da mesma cor. O casal despeja ao mesmo tempo o conteúdo de seus potes em uma jarra de vidro maior, simbolizando a união inseparável de duas pessoas e a formação de uma nova família.
O jarro de vidro simboliza uma única vida e as areias são os valores que permeiam cada um dos noivos.
“As areias simbolizam a união através da unificação dos grãos”, revelou Alessandra Toquetao.
6 – Lanternas de Papel
Foto: Getty Images
Esse é um ritual romântico que traduz amor e união. Durante essa tradicional celebração, que se origina da cultura oriental, o casal acende uma vela dentro uma lanterna feita de papel e deixa o item na decoração da festa, simbolizando que os dois agora se uniram em um só diante do universo.
Dependendo da cerimônia e da preferência dos noivos, eles podem preparar várias lanternas de papel e convidar os padrinhos, os pais e os convidados para acender também e escrever uma mensagem.
O próprio casal pode fazer junto as lanternas chinesas com dobraduras de papel.
7 – Guirlandas de Flores
Foto: Getty Images
O ritual das Guirlandas de Flores é muito tradicional na cultura mexicana, filipina, espanhola e indiana.
No Brasil essa é uma tendência para casamentos realizados ao ar livre.
Também conhecida como “El Lazo” e “Lasso Ceremony” ela consiste em colocar uma guirlanda de flores coloridas ao redor do pescoço de cada um dos noivos no momento da troca de votos, simbolizando a formalização da união e a criação de um laço permanente.
É possível utilizar também um cordão de flores secas, um terço ou um rosário – caso a cerimônia envolva rituais religiosos – como símbolo do infinito.
Ao final da cerimônia, o celebrante entrega as flores ao casal como símbolo do amor e da união deles.
8 – Cápsula do Tempo
Foto: Getty Images
A Cápsula do Tempo ou Cápsula do Aniversário de Casamento é um envelope, uma pasta ou uma caixa que é lacrada na frente dos noivos e dos convidados após reunir, ao final da celebração, os votos dos noivos por escrito, os documentos oficiais da união e as primeiras fotos como casados.
Essas recordações são entregues aos padrinhos ou aos pais dos noivos para serem guardadas e entregues ao casal no dia do primeiro aniversário de casamento.
Elas também podem ser mostradas ao casal após dez anos de união, como uma forma de recordar o passado e reviver os laços de amor e de união com os quais se comprometeram.
9 – Ritual das Mãos Dadas
Foto: Getty Images
Cordas? Laços? Rústico ou tradicional?O Ritual das Mãos Dadas se origina da tradição celta e consiste em segurar a mão do parceiro durante toda a celebração da cerimônia, enquanto olham nos olhos um do outro.
A tradicional troca de votos, onde cada pessoa lê o que escreveu para o outro, é realizada enquanto o celebrante amarra gentilmente uma corda grossa ao redor das mãos entrelaçadas, como símbolo de uma união permanente e inabalável.
10 – Cerimônia do Círculo de Proteção
Foto: Getty Images
A Cerimônia do Círculo de Proteção se originou com os astecas e perdura até os dias atuais.
Dependendo do gosto dos noivos, ela pode envolver meditação. O celebrante costuma passar nas mãos do casal e na testa um óleo para simbolizar as bênçãos e as boas vibrações emitidas.
Os convidados e os pais dos noivos quebram taças e desenham um círculo no chão, ao redor do casal, desejando felicidades e repetindo palavras positivas.
Os convidados se posicionam ao redor dos noivos em formato de um círculo ou uma roda e repetem as palavras pronunciadas pelo celebrante, jogando pétalas de rosas e gotas de água no casal, que fica ao centro.
O círculo simboliza a proteção e o amor que une o casal.
Cada madrinha e cada padrinho leva um elemento simbolizando a natureza e coloca dentro do círculo, como cristais, pedras, jarro de água, arroz e areia.
As cerimonias hindus são similares e também envolvem todos os convidados durante os rituais.
11 – Cerimônia dos Cristais Coloridos
Foto: Getty Images
Essa celebração é similar à Cerimônia da Areia.
A diferença é que cada um dos noivos despeja uma areia de cor diferente e os padrinhos e pais do casal também são convidados a participar, cada um jogando uma areia de cor diferente.
Ao final do ritual o recipiente de vidro se transforma em uma obra de arte colorida que pode se tornar uma peça decorativa da casa dos noivos.
Esse ritual envolve a família do noivo e a da noiva, simbolizando que cada uma compartilha os seus valores que, a partir daquele momento, se unificam com a união do casal, que formará uma nova família.
12 – Cerimônia da Trança de Cordas
Foto: Getty Images
Essa cerimônia se origina da tradição cristã, simbolizando a força da união que não pode ser quebrada ou destruída após ser entrelaçada.
Três cordas com a mesma espessura e cores diferentes são trançadas pelo casal. Uma corda representa o noivo, a outra a noiva e a terceira o casamento. Esse ritual pode ser feito embaixo de uma árvore, que simboliza a vida.
Durante a celebração o noivo tradicionalmente segura a aliança e a troca entre o casal é realizada em seguida.
13 – Pintura a Dois
Foto: Getty Images
Uma explosão de arte, tintas e cores. Esse é um ritual moderno, criativo e divertido.
Casais que gostam de pintar e desenhar podem usar essa ideia. A ideia é que o casal pinte junto, durante a cerimônia, uma tela disponibilizada no centro da cerimônia. Misturando cores, texturas e desenhando aleatoriamente o que as emoções do momento trouxerem.
A mistura de cores e o trabalho em conjunto marcam o início da nova vida a dois com amor, carinho, dedicação e parceria. A criação de uma arte moderna que ficará decorando o lar do casal representa o compromisso assumido.
14 – Plantando Árvores
Foto: Getty Images
Essa cerimônia romântica e envolta em simbologias é apropriada para casais que amam a natureza e gostam de estar em constante contato com ela.
O tema do casamento pode ser um jardim ou uma floresta.
Esse ritual criativo sugere que os noivos plantem uma árvore juntos durante a cerimônia, colocando a terra (que simboliza a família e a origem de cada um – sua cidade natal), as sementes (cada noivo pode escolher uma semente diferente que simbolize os seus valores e a sua cultura), a água (que simboliza a vida) e o jarro ou vaso (que simboliza a união).
Como uma árvore, o relacionamento do casal deverá prosperar, crescer e frutificar, precisando de alguns cuidados diários como amor e carinho.
15 – Vinho na Caixa
Foto: Getty Images
Dizem que o vinho é como o relacionamento de um casal, fica melhor com o tempo. A garrafa do vinho certo pode simbolizar a cerimônia perfeita e a união através do matrimônio.
Na Cerimônia do Vinho na Caixa os noivos selecionam uma marca de vinho para representar o momento. Durante a cerimônia o casal coloca a garrafa de vinho dentro de uma caixa e lacra, assinando os seus nomes e escrevendo a data do enlace.
Depois de selada a caixa e a união, ao final da celebração, a caixa deverá ser guardada na casa do casal e não poderá ser aberta até a data escolhida, que deverá ser especificada e escrita na embalagem. Pode colocar um prazo de dez, 25 ou 50 anos para o casal abrir a garrafa de vinho e compartilhar a bebida juntos.
O objetivo é simbolizar um relacionamento que amadureça e se enriqueça com os aprendizados em conjunto ao longo do tempo e desejar que a união seja duradoura e feliz.
Serviços:
Alessandra Toquetao
Celebrante de casamentos e juíza de paz
São Paulo, SP
Marcos Lopes
Celebrante de casamentos e mestre de cerimônias
São Paulo, SP