Organizar as finanças e estipular o valor que será gasto com todos os fornecedores do casamento são os primeiros passos para começar a planejar a união do casal. Mas quem paga o casamento? Essa é uma decisão que o casal precisará tomar.
– Hoje em dia o casal que geralmente não depende mais financeiramente dos pais, é quem paga o casamento, porque isso dá mais liberdade de escolha a eles – disse Solange Caramel, diretora da Caramel Assessoria de Eventos.
Índice
O fim da tradição também está ligado à mudança de valores do evento. “Alguns pais consideram um desperdício fazer uma festa que custe R$50 mil, que é um gasto muito maior do que na época que eles se casaram, há 20 ou 30 anos atrás”, explicou.
Apesar de, em geral, não bancarem mais o casamento dos filhos, os pais acabam auxiliando em outros gastos. “Eles costumam se oferecer para pagar um item do evento, como o buffet ou a decoração. Já a mãe da noiva quase sempre faz questão de presentear a filha com o vestido”, comentou Solange.
Muitas vezes os pais também preferem ajudar na compra do imóvel ou do mobiliário do novo casal. “Acho que cada casal sabe sobre suas finanças. O melhor são os noivos se sentarem com os pais e conversar, estipulando valores e fazendo planilhas de custos para saber quem pode arcar com cada coisa”, falou a cerimonialista Emanuelle Missura.
Opinião dos noivos sobre quem paga o casamento
Os noivos Thais Carvalho e Sandro Agassi, de São Paulo, estão pagando e planejando o casamento sem a ajuda dos pais e analisam a situação. “Se a família tem boas condições financeiras e propõe ajudar o casal a pagar as despesas, acho ótimo. Quando os noivos pagam tudo sozinhos, fica pesado financeiramente e emocionalmente, pois, é desgastante ter que se preocupar com tantos detalhes e supervisionar os serviços contratados sem ajuda. Dividir o orçamento com a família também tem problemas, como aguentar palpites e reclamações. É preciso pensar bem antes de pedir ajuda”, opinaram.
Daniele Gonçalves e Francisco Quaranta, do Rio de Janeiro, que estão com casamento marcado, dividiram o orçamento meio a meio, para não pesar para nenhum dos dois. “Eu fui pagando todos as empresas, como as lembrancinhas, os bem-casados, o salão, decoração da igreja, músicas e DJ ao longo do ano. Meu noivo está pagando a lua-de-mel, que será em Penedo, no interior do Rio. Meu pai ofereceu de presente de casamento um dinheiro e depositou na minha poupança, além de ajudar a escolher o menu do buffet. Minha mãe me ajudou a escolher o vestido de noiva, dando palpites”, contou Daniele.
A consultora de casamentos Márcia Possik, da Marriages, aconselhou os noivos a definir o tipo de celebração e número de convidados em primeiro lugar, estipulando os gastos. “A decisão final de quem paga o casamento deverá ser deixado para quem oferece voluntariamente ou demonstra capacidade de assumir essas obrigações financeiras”, aconselhou.
Como as despesas podem ser divididas
(colaboração da cerimonialista Márcia Possik)
Para a noiva
– O presente de casamento para o noivo
– Os convites pessoais
– Acomodações ou hotel para os convidados especiais e padrinhos (caso morem fora da cidade onde se realizará o casamento)
– Exames pré-nupciais
– Reunião para chá-de-cozinha
Para o noivo
– As alianças
– O presente de casamento da noiva
– Taxas de cartório
– Acomodações ou hotel para convidados especiais (se morarem fora da cidade)
– Seus exames pré-nupciais
– A lua-de-mel
– Jantar ou festa de despedida de solteiro
Para a família da noiva
– Todas as despesas da recepção: aluguel do salão de festas, serviço de bufê completo, alimentação em geral para os convidados especiais, gorjetas, decoração, flores e músicos
– O vestido da noiva com os acessórios
– Os convites de casamento e as despesas de correio
– Os serviços de fotógrafos e vídeo filmagem para o casamento
– Cerimônia: taxas da igreja, serviços de músicos/coral, decoração da igreja e buquês das damas de companhia da noiva
– Transporte dos noivos para a igreja e recepção
– Almoço para os padrinhos e as madrinhas da noiva
– Jantar para ensaio da cerimônia
Para a família do noivo
– Roupas em geral para o casamento
– Alguma despesa de viagem incluída no roteiro de lua-de-mel
– Presente de casamento para a noiva e o noivo
– Residência do casal
Para os padrinhos
– Algumas despesas para a viagem de lua-de-mel dos noivos
– Presente de casamento para o casal
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviços:
Assessoria de Eventos
Solange Caramel
Casar é Fácil
Emanuelle Missura
Marriages
Márcia Possik