Vestido de noiva civil: o casamento realizado no cartório pode ser uma opção para casais que preferem simplicidade, seguidos ou não, por uma recepção pequena para reunir familiares e amigos próximos. Muitos casamentos são formalizados apenas no civil – fora do cartório, na residência do próprio casal ou até mesmo em um restaurante com espaço privado – e não acompanham cerimônias religiosas e festas mais sofisticadas.
O que você encontra nesta matéria
Pensando em um traje elegante e simples, a consultora de imagem Sabina Donadelli sugeriu o tailleur, dizendo que “geralmente lembra casamento civil. Fica muito bem em algumas pessoas, porém não há uma regra já que existem outras opções”, disse a consultora, explicando que “a noiva pode usar vestido branco no casamento civil, principalmente se não tiver o casamento religioso. Pode-se usar um vestido Chanel sem exageros, ou seja, sem pedrarias, babados, grinalda e sem arranjo de cabelo, dando preferência aos cabelos soltos”.
Para a manhã e a tarde, a consultora de imagem Sabina Donadelli indicou os tecidos mais secos, como a seda, super 100, linho, algodão e jérsei. Para a noite, ela sugeriu o tafetá ou xantug.
Segundo Sabina, se a noiva ficar em dúvida no que usar, ela pode pegar aquele pretinho básico que adora e mandar confeccionar uma cópia em outra cor e outro tecido. Mas lembrou que, os tailleurs de calça ou saia são a melhor alternativa na hora da indecisão.
A estilista Iasmine Peruzzo, sugeriu cores claras para o vestido de noiva civil, como o branco, marfim, champagne, rosinha, salmão, violeta, verdinho e o azul, indicando sapatos tipo chanel ou scarpin. Ela ressaltou também que o chapéu pode ser usado em lugares abertos e durante o dia, como em um sítio ou clube.
“O salto alonga a silueta, deixando a noiva com uma postura mais longilínea. Acho chique o sapato forrado. Se for verão, a noiva pode optar por uma sandália delicada com salto e unhas muito bem feitas, sempre em um tom mais claro que a roupa. Detalhes aplicados na sandália ficam charmosos e delicados, tipo uma flor. Sempre lembrando que quanto maior a idade, menor deve ser o salto”, explicou Iasmine.
Paola Elide, personal stylist e consultora de imagem, recomendou os cabelos presos e alinhados, com um penteado discreto ou solto. Em relação às jóias, Paola não recomendou nada chamativo e falou que o ideal é um par de brincos, tamanho pequeno ou médio e um colar, que pode ser de pérolas. Quanto à maquiagem, Paola disse que deve ser básica. “Uma base no rosto, uma cor rosada nas maçãs, rímel e um tom leve esfumaçado nas pálpebras é o ideal. Não é aconselhável carregar na maquiagem e deve-se evitar olhos em tons dramáticos”, aconselhou.
A estilista Iasmine falou sobre a diferença entre a maquiagem para o dia e para a noite: “Durante o dia a make up deve ser básica, na cor pêssego ou rosinha, sem brilho. O cabelo pode ser solto ou um coque discreto. Para a noite, a maquiagem pode ser um pouco mais carregada no blush e muito rímel nos olhos, mas as cores não devem ser muito fortes. O cabelo exige mais produção à noite, mas vai ao estilo da noiva”, concluiu ela.
A consultora de imagem Sabina Donadelli montou algumas dicas especiais sobre vestido de noiva civil. “O ideal é que a noiva conheça a paleta de cores que mais lhe valoriza, digo, que ela saiba se pertence ao grupo primavera, verão, outono ou inverno. Para cada uma destas estações, existe uma cor que seria ideal”, explicou a profissional.
Vestido de noiva civil romântico e elegante
Para a primavera
O branco que melhor combina é o marfim, em tons cremosos, embora também possa usar o quase branco, além dos tons de castanhos que começam com o queimado-dourado, escurecendo até o leite com café.
Para o verão
O branco-suave (sem amarelo) é o melhor, mas o bege-rosado também é muito bom. Neste caso, deve-se fugir do bege-amarelado, bege-acinzentado e castanhos esverdeados. Sendo ainda os cinzas, especialmente o cinza-azulado bem claro, uma excelente opção.
Para o outono
O branco que melhor combina é o madre-pérola (branco com matiz de bege). A noiva pode usar os tons de beges quentes, dos claros aos escuros e deve evitar os bege-acinzentados e bege rosado.
Para o inverno
É o único que pode usar o branco puro com sucesso. Por isso não se deve ter receio de usar o branco claríssimo, pois fica muito bem. Os acinzentados de inverno são gelo. Não se deve usar o cinza-azulado ou o cinza-amarelado.
Vestido de noiva civil moderno ou esportivo
Para primavera
As cores pêssego, abricó, salmão e coral, bem como todos os rosas-pêssego, qualquer laranja-claro, coral brilhante e vermelho-alaranjado.
Para o verão
A maioria dos azuis cai muito bem; os verde-azulados, variando do pastel ao intenso; todos os pastéis-rosa com tom suave de azul; os tons de rosa-intenso, incluindo fúcsia, se forem opacos ou foscos; lavanda, orquídea e malva, em tons pastéis e ainda ameixa, borgonha e framboesa.
Para o outono
O verde alaranjado e o vermelho agridoce ficam muito bem. Os verde-amarelados, do acinzentado ao vivo, assim como os verde-terrosos, do jade ao musgo, também são cores indicadas para este tipo. O verde floresta é especialmente favorável.
Para o inverno
Azul marinho e borgonha, azul puro, azul-rei, turquesa vivo e azul-chinês, púrpura rei, os rosas vivos (rosa-choque, magenta e fúcsia) também são adequados.
15 fotos de vestido de noiva civil
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviços:
Moda do Corpo
(11) 3521-8490
Ateliê Marlene e Simone
Rua Adriano Marrey Júnior, 625, Santa Luzia – Cruzeiro, SP
(12) 3145-3117 e 99105-1564
Atelier Exclusiva
(11) 3522-6164 e (21) 4063-4941
Iasmine Peruzzo – estilista
ingue@izzostyle.com.br
Matrimonius
www.matrimonius.com
Morena Rosa
(44) 3351-5000
Paola Elide – personal stylist e consultora de imagem
(11) 3224-0718 e 8388-1548
Personal Houser
Lú Santoro – personal stylist
(11) 3258-4686
Sabina Donadelli – consultora de imagem
sabina@sabinadonadelli.com.br