DIY decoração: a sigla DIY em inglês significa Do It Yourself, ou seja, Faça Você Mesmo. Diversos itens do casamento podem ser feitas pela própria noiva, o que pode ser econômico e tornar cada criação única e marcante no evento. As peças feitas a mão possuem a característica de quem faz e revela um carinho na dedicação da confecção do que será entregue aos convidados. É o que explicou a decoradora de eventos Janete Pimenta.
O que você encontra nesta matéria
DIY decoração: buquê desestruturado da noiva
As flores são importantes para deixar o casamento elegante e bonito. Na opinião de Janete, o buquê desestruturado é um estilo diferente de utilizar as flores.
“As flores não são colocadas todas na mesma altura, que é o que dá o formato bolinha. As flores mais nobres ficam em destaque e as outras mais abaixo delas, em outro nível”, explicou.
Essa é uma das últimas tendências em relação aos buquês de noivas, segundo Janete. “Claro que ainda os de modelo bolinha imperam no gosto geral, mas a crescente predileção a esse tipo de buquê desestruturado anda crescendo cada vez mais entre as noivas, principalmente para aquelas que procuram um ar mais natural e low profile ao seu buquê”, observou.
Ideias de combinações de flores
Lindo buquê em lavanda com rosas brancas e folhagem verde
Buquê em tangos amarelos, cinerárias prateadas, lavandas lilases e folhagem verde
Buquê com flores campestres de vários tipos
Buquê em rosas lilases, peônias creme, flor de cenoura lilás-rosada e folhagem verde
Buquê em dálias vermelhas, hortênsias verdes e salpicadas de lavanda lilás
Dicas para acertar na escolha do seu buquê
Janete Pimenta, da Pepper Wedding, escreveu algumas dicas para ajudar a noiva a montar o próprio buquê.
1º- Decida se a cor das flores do buquê serão as mesas da decoração da festa. Se as cores se repetirem, diferencie o arranjo com algumas flores diferentes das usadas na decoração, por exemplo, inserindo flores nobres como orquídeas, tulipas e callas.
A cor do buquê pode conter uma mescla de outras cores diferentes da decoração ou ainda em uma outra tonalidade da mesma cor. Por exemplo, se a decoração do casamento for com copos de leite, faça um buquê com callas coloridas, da mesma família, mas com uma cor diferente do branco.
2º- Se o vestido de noiva tiver muitos bordados, brilhos ou detalhes chamativos, prefira um buquê mais simples, sem mistura de flores.
Se o vestido for mais simples, sem detalhes, aproveite para misturar flores e cores no buquê.
3º- Se a altura da noiva for baixa, é recomendável que o buquê seja pequeno e simples, em formato de cascata ou de braçada. O modelo cascata pode ser usado desde que seja de tamanho pequeno e nesse caso, aconselha-se o uso de um salto mais alto.
A noiva que possui uma estatura mais alta pode usar um buquê mais volumoso, de modelo bolinha ou desestruturado. Pode-se usar os buquês estilo cascata e de braçada.
DIY decoração: bem-casados
“Os bem-casados são ótimas lembranças, pois representam bem o gostinho do que foi o casamento. Eles costumam ser mais escolhidos do que os macarrons, os pães-de-mel e qualquer outra lembrancinha”, explicou Janete.
Uma forma interessante de enfeitar essa lembrança de forma despojada é a mostrada abaixo, que é fácil de fazer.
Passo a passo para criar embalagens
1º – Embrulhe a lembrança em um papel ou caixinha
2º – Corte o tecido em forma de um quadrado e dobre as pontas sobre o produto
3º – Entorte as pontas laterais e una-as (como fazemos nos embrulhos das balas)
4º – Comece a dar o nó
5º – Dê o nó e pronto. Está feito!
Se quiser você ainda pode sobre esse nó, aplicar uma flor, um pingente, um broche, enfim, o que sua imaginação criar.
Como também poderá fazer cada lembrança com uma estampa diversa, ficando bastante alegre.
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviço:
Janete Pimenta
Decoradora de eventos