O Chá Oriental é uma festa informal no estilo Despedida de Solteira, onde a noiva – ou os noivos juntos, se optarem por isso – reúne amigos, padrinhos, convidados e familiares para comemorar a união do casal respeitando a cultura oriental e as tradições.
Na China, servir chá aos amigos e convidados é um ato de amizade, hospitalidade e celebração da vida. O chá é considerado como a coisa mais bela da natureza. Cada tigela de chá simboliza o reflexo da vida como um todo, em todos os seus aspectos. O chá é tão importante na cultura chinesa que é servido em casamentos e outras ocasiões especiais, seguindo rituais.
Índice
– Dá para se referir ao tema com muita criatividade e sem dúvida, fica muito legal utilizar acessórios, decoração e fazer brincadeiras que lembrem a cultura oriental e a arte do chá – opinou a consultora de casamentos Márcia Possik, da Marriages.
Segundo a cerimonialista é importante os noivos definirem em primeiro lugar a melhor data e o local do chá, seguidos pela lista de convidados, qual amiga cuidará da decoração, pensar na animação da festa e se haverá ou não brincadeiras. Márcia ensinou que os noivos devem definir quem comandará as brincadeiras, para que a festa não fique perdida.
“Os noivos não podem esquecer de fazer a lista dos comes e bebes, definir os presentes e distribuir os convites. O horário ideal para a realização do chá é por volta das 16 ou 17 horas”, lembrou.
Decoração
Futtons (almofadas japonesas), toalhas com ilustrações orientais, toalhas lisas nas cores branca, preta e vermelha, arranjos com petônias, magnólias e flores de cerejeira são as grandes apostas de Márcia para a decoração inspirada na cultura oriental.
Para ela, inovar é a palavra-chave para este tipo de evento. Nada de vasos requintados de vidro ou cristal. Segundo Márcia, quanto mais simples melhor: latas de metal encapadas com folhas de jornais ou revistas chinesas e muitas velas e lanternas chinesas para a iluminação. “As lanternas tem tamanhos e cores variadas e sem dúvida, darão aquele toque especial ao ambiente, além de proporcionar uma atmosfera para lá de agradável”, garantiu.
– Recomendo uma visita ao bairro Liberdade, em São Paulo. Lá os noivos encontrarão toda a inspiração para tornar seu evento realmente temático. Alguns serviços podem ser complementares, mas dão um toque importante ao evento, como por exemplo, a música ambiente relacionada ao tema – sugeriu Lawton Benatti, sócio-proprietário da D´Paula Doces.
Cardápio
Márcia ressaltou que é importante que o menu do chá seja oriental. Caso o casal prefira contratar um buffet, a consultora aconselhou que sugira o menu composto dos petiscos que mais agradar. “Os noivos podem oferecer um menu misto, o importante é ele ser leve” disse, informando que se a escolha for salgadinhos e canapés, a quantidade ideal é de seis a oito unidades por pessoa. Para sobremesas, ela calculou um quilo de bolo para cada 12 pessoas e no caso de sorvetes, dois litros para cada oito pessoas. Para os docinhos, calcula-se quatro a seis unidades por convidado.
Convites
Segundo Benatti, os noivos devem indicar no convite o presente que mais combinar com o estilo de vida que levam. “Via de regra deve-se, para os chás, indicar o presente que complemente a vida do casal. Trabalhar com origami é uma ótima opção. Recomenda-se trabalhar com bambu também, pois remete ao conceito”, aconselhou ele.
Na opinião de Márcia, o convite deve seguir o tema do chá. Ela indicou convites feitos em origami ou convites mais simples acompanhados por um origami, que pode ser um prendedor ou um enfeite. “No convite deve ter as informações básicas, como horário, dia e local. Pode haver, sim, o presente que o convidado deverá levar. A noiva, conhecendo cada um deles, saberá decidir melhor quem levará o quê”, falou.
O kirigami, que é uma arte feita com dobras e cortes no papel, podendo ser plano e em 3D, é uma novidade que também está relacionada ao tema. A artista plástica Anita Ramos, do Ateliê Lilás Cartões, oferece convites criativos com diversos formatos e desenhos. “A diferença entre o kirigami e o origami é que o primeiro é feito apenas com dobras e o segundo é feito com dobras e cortes”, explicou.
Lista de presentes
Márcia Possik falou que os convidados podem levar os presentes no dia do chá. O lugar deve estar preparado para receber e acomodar os presentes, que, segundo ela, deverão ser identificados com o nome da pessoa que o levou. A noiva, conhecendo os seus convidados, saberá estipular os valores dos presentes, acrescentou.
– Para os noivos que estão montando a lista de presentes para o chá-oriental, devem deixar claro os tons que gostam. Precisam pensar nos modelos com os quais mais se identificam e pensar se terão utilidade. Por exemplo, um prato pode servir para colocar peixe assado, sashimi e sushi, mas também serve rocambole, apple strudel, frios e ainda serve de decoração – orientou a desenhista industrial e ceramista Kimi Nii.
A arte-educadora e ceramista Alessandra Dantas, indicou produtos feitos com a cerâmica de alta temperatura, que é queimada a 1260 graus em forno a gás e confeccionada manualmente, com a aplicação de esmaltes alcalinos atóxicos.
“Fazemos produtos sob encomenda, mas alguns também podem ser encontrados no atelier. Indico copinhos para chá, vasos de ikebana com arranjo, conjuntos para saquê, vasos de cerâmica, cumbuca e porta-hashi”, comentou.
Produtos para a lista de presentes do Chá Oriental
– Copos para chá
– Vasos de cerâmica quadrangulares
– Vasos de cerâmica redondos
– Vaso de futabá largo
– Vasos para ikebana
– Arranjos de ikebana
– Hashis
– Copos para saquê
– Jogos americanos de bambu
– Conjunto de sushi: bandeja, hashis, shoyu e jogo americano
– Cumbucas de variados tamanhos
– Chaleira japonesa
– Copos bojudos (yunomi)
– Assagão
– Kabin
– Colheres chinesas de vários tamanhos
– Tigelas
– Cálices
– Massu
– Garrafa para saquê tradicional
– Garrafa para saquê moderna
– Travessas de diversos tamanhos
– Prato de parede com estampa oriental
– Apoiador de hashi
– Porta-guardanapo
– Barcos para sushis e sashimis
– Pratos quadrados, redondos e retangulares
– Sousplats
– Pratinhos de shoyu redondos e quadrados
– Tigela cônica
– Tigela bojuda (owan)
– Tigela bojuda para udon
– Tigela para lamen
Lembranças
A cerimonialista Márcia Possik indicou lembrancinhas temáticas, como os famosos biscoitos da sorte, que vem com um papelzinho dentro, onde estará escrito o nome dos noivos, palavras de sabedoria ou previsões astrológicas para os convidados.
“Os biscoitinhos são confeccionados em massa fina e crespa de farinha de trigo ou amido de milho, ovos e açúcar e são enrolados em torno de tiras de papel impressas e moldados em forma de V. Dentro deles, coloque tirinha de papel com uma frase, agradecendo a presença do seu convidado, por exemplo. Outra opção é o marca-livros ou caixinhas confeccionadas com origami. Ficam lindos e serão muito utilizados”, concluiu.
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviços:
Ateliê Lilás Cartões
Anita Ramos
(11) 4820-2263
Atelier de cerâmica Alessandra Dantas
(11) 3815-0935
Atelier Kimi Nii
(11) 3726-4839
Benedixt
Casa Presser
(51) 3527-3014
Cecilia Dale
(11) 3064-2644
(19) 3294-6111
Cimaart
(11) 7639-9964
Convites Suzana Fujita
D´Paula Doces
(11) 3719-2485
Fábrica de Criação
(61) 3274-5881
Lumiart
(11) 3999-7314
Marriages
Márcia Possik
(11) 3885-1554
Martha Candy
(11) 3872-5544
StudioDupla
(11) 3849-0028