Símbolo do amor, da união e da eternidade, a aliança de casamento foi criada na Antiguidade, provavelmente pelos egípcios, por volta de 4.800 a.C. Desde os tempos remotos o ser humano utiliza simbologias para lembrar os compromissos que assume. O formato circular – que lembra um núcleo – representa o centro da vida e a construção de uma nova família.
O que você encontra nesta matéria
Durante o período de noivado, o casal usa a aliança no dedo anelar da mão direita. Após a oficialização do casamento, a aliança passa a ser usada no dedo anelar da mão esquerda no Brasil. Essa forma de utilizar os anéis foram escolhidos também pela cultura egípcia e pela grega, que acreditavam que usar a aliança no quarto dedo interligaria àquele símbolo, através de uma veia, diretamente ao coração. Esse costume estende-se até os dias atuais.
Envolta em tanto romantismo, diversos modelos de alianças encantam os noivos, desde a mais tradicional aliança de casamento em ouro amarelo até as mais sofisticadas com pedras e detalhes em ouro branco. Cada jóia reflete o gosto e o estilo dos noivos, que escolhem sempre o anel com que mais se identificam, analisando principalmente o bom acabamento e o conforto.
– Alianças de casamento implicam em noção de conjunto. Então, podem até ser ligeiramente diferentes, mas devem ser sempre no mesmo estilo. Hoje em dia, o diamante também pode ser usado por homens, desde que sempre bem menor do que o da noiva, algo mais para um ponto de luz – contou a designer Rosana Negrão.
Segundo a joalheira Lydia Sayeg, da Casa Leão, a melhor forma de efetuar uma boa compra é escolhendo uma empresa famosa, que possua tradição. “É importante observar a cor, o teor e a qualidade do ouro. As alianças têm que ser maciças e duradouras, exatamente como os casamentos devem ser”, falou.
Para Rosana de Moraes, gerente de marketing da Amsterdam Sauer, o mais importante é adquirir uma jóia que realmente encante. “O que mais importa é adquirir a jóia que represente seus sonhos. A aliança não é um produto qualquer, é um objeto precioso carregado de significado”, esclareceu Rosana.
Na opinião do diretor geral da WM Jóias, Nilton César de Souza, antes de comprar as alianças, os noivos devem observar o tipo de ouro, o peso, a espessura, o tipo de acabamento, a quantidade e o tamanho dos diamantes, o conforto, a qualidade, o prazo de entrega, a autenticidade e o certificado de garantia que a loja oferece.
Normalmente as alianças possuem duas marcas na parte interior: a marca do fabricante e a qualidade do material. Estes detalhes podem ser analisados na hora da compra.
– A aliança de casamento em ouro contêm, além da marca do fabricante, a indicação do teor do ouro. A marca 750 indica aliança de casamento em ouro 18k, o mais usado pelas joalherias. Além das informações de procedência e autenticidade dos materiais utilizados em sua confecção, como o metal e as pedras preciosas, é importante que os noivos observem a resistência das jóias – explicou Christian Hallot, embaixador da marca H. Stern.
A designer de jóias Carla Amorim opinou que a aliança deve combinar com as mãos dos noivos. “Não existem regras, vai de acordo com o estilo de cada um. Tem noivos que gostam de aliança de casamento fina e outros grossas”, definiu a profissional.
O departamento de design da Natan Jóias aconselhou a encaminhar a aliança de casamento para a loja de tempos em tempos, para dar um polimento, que é o mais indicado para o anel, que possui uso diário e por isso arranha e suja facilmente.
A Ajóias recomendou alguns cuidados que devem ser tomados para evitar que as alianças percam seu brilho, por exemplo, evitar o contato das jóias com cosméticos, produtos de limpeza, perfumes, cloro de piscina e mercúrio.
“É verdade que a pasta de dente dá brilho à aliança, mas para uma melhor conservação das jóias, é bom evitar lavar a louça, pois o detergente danifica e aos poucos vai corroendo o ouro”, disse o administrador Osmar Lopes, da loja O Rei das Alianças.
O cravador Fabiano Santos Alipio, da Dellas Jóias, sugeriu que os noivos façam uma pesquisa ampla, pois o valor das alianças de uma loja para outra pode chegar de 30 a 50% de diferença. “Hoje um modelo tradicional custa em média R$630 o par”, concluiu.
O formato das mãos desempenha um papel importante na hora de escolher as alianças. “Considerem o peso das alianças na altura da escolha. Uma aliança adornada por diamantes implica um visual com mais impacto e deve ser escolhido de acordo com a forma da mão e dos dedos”, aconselhou o diretor geral da WM Jóias, Nilton César de Souza.
Como escolher aliança de casamento
Para dedos finos
É recomendada a aliança mais achatada. Para dedos compridos, uma aliança com um design diagonal dá a ilusão de uma largura maior.
Para dedos grossos
Recomenda-se aliança de casamento larga, desde que tenha os cantos arredondados, pois, exercem menor pressão sobre os dedos.
Para mãos pequenas
Fica melhor uma aliança com diversas pedras, uma série de pequenas pedras colocadas em linha.
Para mãos grandes
Pedras maiores combinam com mãos maiores. Uma aliança de casamento fininha pode parecer perdida em uma mão grande. Optem por alianças de largura média, com algum design mais chamativo.
85 modelos de aliança de casamento
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviços:
Dangel Joalheiros
(21) 2285-8054
Ajóias Comércio de Jóias
(14) 3441-7278
Alianças Good Gold
(11) 3717-5751
Dellas Jóias Alianças Artesanais
(11) 3492-7338
H. Stern
0800-227442
Amsterdam Sauer
Rio de Janeiro: (21) 2525-0033
São Paulo: (11) 3816-6224
Natan Jóias
0800-253515
O Rei das Alianças
(11) 3105-6262
Carla Amorim Jóias Contemporâneas
São Paulo: (11) 2195-3395
Brasília: (61) 2106-2350
Belo Horizonte: (31) 2108-0888
Recife: (81) 2125-3450
Rosana Negrão Jóias
(11) 2165-8188
Casa Leão Joalheria
(11) 3031-3200
WM Jóias
0800-9403255