A sabedoria milenar está presente na arquitetura antiga e na decoração oriental para casamento. A cultura chinesa e a japonesa refletem minimalismo, organização e equilíbrio através do uso de cores quentes e vibrantes – como branco, bege e vermelho -, e da mistura de elementos, como móveis de madeira e tecidos estampados.
Índice
A consultora Márcia Possik, da Marriages, falou que a decoração com toques orientais pode despertar uma sensação de bem-estar por criar um clima mais aconchegante, principalmente se a cerimônia for realizada à noite.
“O som, o cardápio e a decoração oriental são, com certeza, um diferencial e tanto que sempre chama a atenção dos convidados. A festa com esse tema certamente ficará inesquecível”, opinou.
Decoração
Segundo o decorador Joan Diego, a vantagem em fazer uma festa oriental é conhecer uma nova cultura e viajar em sabores e mistérios de sua culinária.
A organizadora de eventos Luciana Perina, da Lu Perina Eventos, lembrou dos eventos com tema japonês que já organizou. Um deles foi decorado com leques nas paredes, nos aparadores de buffet e cada convidado recebeu como lembrancinha um leque com flores e as iniciais pintadas à mão por uma artista plástica. No outro, a organizadora utilizou uma combinação de futons, puffs e luminárias de papel vegetal para decorar os lounges.
– Normalmente nos cenários com toques orientais, usamos cores como amarelo, dourado, preto e vermelho, misturados a presença de bambus, além de itens como origamis, shotin, leques e biombos – explicou a produtora cultural Celina Iano, do Buffet Yano.
Cores
Márcia Possik sugeriu a utilização da cor vermelha para a decoração, pois, segundo ela, é a cor do amor e é tipicamente usada pelos japoneses, por deixar o clima ainda mais apaixonante na festa.
– Copos para saquê podem ser utilizados para a composição dos arranjos florais. Bar de caipirinhas de saquê e ilhas de sushi são os itens mais pedidos para os cardápios. Para as lembrancinhas, já usamos bem-casados envoltos em papéis com impressão de imagens orientais, hashis, leques e darumãs (amuletos japoneses) – contou Luciana.
Lembrancinhas
Na opinião de Celina Iano, as lembrancinhas mais pedidas são origamis, hashis em capinhas decoradas, manekinekos (gatinhos da sorte) e mini budas. “Para o cardápio, sugiro o sashimi (peixe cru fatiado), sushis (arroz temperado em variados formatos e recheios), tempuras (empanados japoneses), saladas variadas como harussame (macarrão a base de feijão) e sumono de pepino (pepino agridoce)”, aconselhou.
O importante é a festa ter a cara do casal que quer esse clima em seu casamento. Esta foi a recomendação final de Márcia Possik, que descreveu a decoração ideal: “eu usaria esteiras com futons em baixo, criaria um clima misterioso com luz baixa”.
Sugestões de cardápio e para a decoração oriental para casamento
*Matéria escrita por Vanessa Guimarães
Serviços:
Bonecas em origami
(48) 3234-6221
Buffet Yano Eventos
Celso Sakamoto
(11) 3833-9317
D´Paula Doces
(11) 3719-2485
Giuliana Cupini – Dolce & Cioccolati
(11) 5051-8318
Iguchi Décor Art
Brasilina
(11) 5589-3141
Joan Diego Decorações
(11) 3719-2000
Lu Perina Eventos
(19) 3295-6772
Marriages Organização de Casamentos
Márcia Possik
(11) 3885-1554
Tutti Flora Eventos
Magda Ongari
(11) 3835-3454
Yano´s Quality Produções e Eventhos
Celina Iano
(11) 7620-1413